Resumo

Título do Artigo

A INTEGRAÇÃO E O CONVÍVIO DE MULHERES MUÇULMANAS NO MERCADO DE TRABALHO – UM ESTUDO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA CIDADE DE SANTANA DO LIVRAMENTO/RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

MULHERES MUÇULMANAS
MERCADO DE TRABALHO
DIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - LUISE BITTENCOURT PERES
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento - RS
2 - SEBASTIAO AILTON DA ROSA CERQUEIRA ADAO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento

Reumo

Percebe-se o quanto a diversidade cultural está cada vez mais presente nas atividades cotidianas, intensificada pela globalização e pelas migrações que permitem com que sociedades com diferentes culturas, religiões e costumes convivam umas com as outras. De acordo com Gümüsay (2017), com o crescimento das religiões em torno do planeta, acredita-se que uma religião de um determinado país interaja com costumes estrangeiros ou minoritários de outros países, neste sentido, as organizações e sociedade devem dispor de ferramentas para lidar com a pluralidade.
Entende-se que a dificuldade de integração pode estar presente principalmente nas mulheres muçulmanas de origem e muçulmanas convertidas que, por possuírem costumes muito diferentes da maioria das mulheres locais, podem ter maior dificuldade de adaptação e aceitação. Com base nesse pensamento, esta pesquisa procurou identificar a integração e o convívio das mulheres muçulmanas de Santana do Livramento/RS no mercado de trabalho local sem abrirem mão da sua cultural e religião.
Os autores Holmgren e Jonsson (2013) entendem a diversidade cultural como a presença de diferentes culturas, com diferentes valores, normas e comportamentos em um sistema social. As culturas regionais, étnicas e religiosas são responsáveis pelas diferenças dentro dos países para Hofstede, Hofstede e Minkov (2010), e na medida em que essas culturas são aprendidas desde o nascimento, podem ser caracterizadas como culturas nacionais. Porém, na visão de Schein (1985) nada pode afirmar que determinada religião e sistema moral são superiores a outra religião e outra cultura.
Tendo em vista o objetivo proposto por esta pesquisa, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Desta forma, os dados foram coletados por meio de entrevistas em grupo e observações não participantes, com oito mulheres muçulmanas residentes na cidade de Santana do Livramento/RS que seguiam os costumes da religião e desenvolviam algum tipo de atividade laboral na cidade. Logo após os dados foram analisados com base na análise de conteúdo.
Realizada a análise, foi possível identificar que o mercado de trabalho de Santana do Livramento, na visão das mulheres muçulmanas, não está preparado para recebê-las. Pode atribuir a falta de diversidade nas organizações da cidade por conta do preconceito que a sociedade em geral possui frente a questões religiosas, especialmente com as mulheres muçulmanas que são destacadas por sua vestimenta, com isso percebe-se a importância do conhecimento e da educação nas sociedades para que não ocorram discriminações.
A confusão entre a nacionalidade e religião é um dos fatores que gera preconceito e dificulta a integração e o convívio dessas mulheres. Vários foram os desafios identificados pelas mulheres muçulmanas, tendo destaque a prática da cultura e religião no contexto organizacional. Para elas desenvolverem atividade laboral e conciliarem isso com a vida profissional, dependendo do local que o trabalho é realizado, tem gerado diversas discriminações e impedimentos. Assim, a integração da mulher muçulmana no mercado de trabalho ocorre especialmente em organizações de empreendedores muçulmanos.
GÜMÜSAY, A. A. The potential for plurality and prevalence of the religious institutional logic. Business & Society. V. 0, p. 1-26, 2017. HOFSTEDE, G.; HOFSTEDE, G.J.; MINKOV, M. Cultures and Organizations: Software of the Mind. 3ed. USA: McGraw-Hill, 2010. HOLMGREN, Dhakshayene; JONSSON, Anneli. Cultural Diversity in Organizations: a study on the view and management on cultural diversity. 100f. Dissertation (Master thesis) - Umeå School of Business and Economics, Umeå, 2013 SCHEIN, E. Organizational culture and leadership. San Francisco: Jossey-Bass, 1985.