Resumo

Título do Artigo

SOCIAL CAPITAL AS A FACTOR SUPPORTING THE DEVELOPMENT OF SOCIAL ENTREPRENEURSHIP
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Palavras Chave

SOCIAL CAPITAL
social entrepreneurship
social entreupreuner

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Gisele Hidalgo
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alere
2 - Jefferson Marlon Monticelli
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - ingridi Vargas Bortolaso
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O empreendedorismo social é um campo amplamente explorado de forma multidisciplinar nas pesquisas acadêmicas, sendo estudado sob óticas correlatas aos fenômenos que emergem em cada linha de pesquisa. Essa variedade conceitual se tornou tão diversa que alguns autores chegam a questionar a validade e até mesmo a existência do empreendedorismo social. Neste sentido, este artigo tem como propósito contribuir para a pesquisa sobre o tema se propondo a investigar a influencia do capital social no desenvolvimento dos empreendimentos sociais.
O objetivo deste estudo é constituir uma base teórica que permita entender como o capital social pode contribuir para o desenvolvimento de um empreendimento social. A investigação desta relação entre conceitos tem como finalidade a compreensão do processo que ocorre na formação do empreendimento social a partir de uma tríade de perspectivas: indivíduo, do grupo ativo e instituições
Empreendedorismo social, processo que pode ser definido como uma forma de organização que possui como missão a criação de valor social por meio de um indíviduo ou um grupo de indivíduos (DEES, 1998; BORNESTEIN, 2006). Capital social, é um conceito relacionado as relações sociais que permeiam indivíduo associado a informação, confiança e normas de reciprocidade inerentes nas redes sociais que podem influenciar de maneira positiva as ações de determinados indivíduos, grupos ou organizações (PUTNAM, 2000; ADLER; KWON, 2002)
Dada a alta necessidade de relacionamento interpessoal para a composição da sua rede de atuação é possível afirmar que através da criação de capital social, o indivíduo passa a estabelecer laços sociais entre o grupo e as instituições que irão compor o seu empreendimento. A coesão de um grupo pertencente a um empreendimento social deriva da confiança estabelecida entre os participantes, já que estes aderem ao propósito sem ter garantias de retorno financeiro, dado que sua motivações se encontram em valores ou propósitos sociais.
Através das conexões estabelecidas foi possível demonstrar que em diferentes perspectivas o capital social pode ser utilizado como um propulsor para desenvolver um empreendimento social na medida em que apresenta elementos que contribuem para a criação de valor social. Dentre os elementos encontrados na pesquisa evidenciou-se que a interação social é um aspecto forte na mobilização dos atores sociais
DEES, J. G. The meaning of ‘‘social entrepreneurship’’. Stanford University: Draft Report for the Kauffman Center for Entrepreneurial Leadership, 6 p, 1998. BORNSTEIN, David. Como mudar o mundo: empreendedores sociais e o poder das novas idéias. 3ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2006. PUTNAM, R. Comunidade e Democracia: A Experiência da Itália Moderna. 3ª Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. ADLER, P., KWON, S. Social Capital: Prospects for a New Concept. The Academyof Management Review. v. 27, n. 1. 2002.