Resumo

Título do Artigo

Sentidos e Significados discursivos evidenciados por estudantes de Administração em processos de aprendizagem envolvendo o Empreendedorismo Social.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sentidos e Significados
Empreendedorismo Social
Análise Crítica do Discurso

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
2 - Isabel Cristina da Silva Arantes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Arcos MG
3 - Rita de Cássia Arantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Luiz Marcelo Antonialli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Os estudos da produção de sentidos e de significados têm crescido, se constituindo um campo de investigação nas ciências sociais, inclusive nos estudos sobre ensino e aprendizagem. O ensino em Adm. se posiciona mais voltado para discursos de eficiência e maximização de lucros, do que para a prática de valores sociais e humanos. Contudo, há autores que evidenciam uma tendência dos cursos de Adm. se conscientizarem para a formação de agentes conscientes das causas sociais. Nessa vertente, a transformação da realidade social está vinculada ao paradigma do Empreendedorismo Social.
Há poucas evidências de cursos que disponibilizam disciplinas que enfatizam temáticas sociais na formação de seus discentes. Contudo, essa formação depende do interesse dos estudantes. Além disso, há a necessidade de entender os sentidos e significados do aprendizado para os estudantes que vivenciam projetos em Empreendedorismo Social (ES). Neste sentido, o objetivo deste artigo consiste em desvelar os sentidos e significados discursivos que emergem dos processos de aprendizagem no contexto de uma disciplina de ES para estudantes de Adm. de uma Instituição Federal do Ensino Superior.
Este item se destina a conceituar a Análise Crítica do Discurso (ACD) e o Empreendedorismo Social (ES), apresentando os construtos teóricos que nortearam a pesquisa. A ACD é uma perspectiva teórica-metodológica que considera o discurso como prática social transformadora e reprodutora de realidades sociais. É uma análise de práticas sociais e discursivas. A noção discursiva do ES direciona-se para uma perspectiva de transformação da realidade social em que os indivíduos exteriorizam uma consciência para com o meio social em que estão inseridos. O ES tem em sua essência o benefício social.
Em termos teórico-metodológicos este estudo foi construído assumindo o discurso como uma prática social, considerando os postulados da ACD em um caso de uma Instituição do Ensino Superior que possui uma disciplina de ES. Os discursos foram coletados por meio da realização de dois grupos focais e usou-se também a netnografia como forma complementar de coleta de dados das redes sociais dos estudantes participantes dos grupos focais. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo cujo foco de análise considera a tridimensionalidade do discurso (texto, prática discursiva e social).
Os resultados foram apresentados considerando: (i) os sentimentos externalizados pelos estudantes em suas vivências ativas com o ES; e (ii) as lembranças da disciplina que marcaram a prática discursiva dos estudantes, inclusive nas redes sociais. Foi revelado que os discursos são permeados por sentidos e significados positivos e transformadores da realidade sócio-profissional discente. Ademais, evidenciou-se nas lembranças que os estudantes se referem ao projeto de forma afetiva e gratificante, mantendo acesso o sentimento positivo, mesmo após 1, 2, ou 3 anos da realização da disciplina.
As enunciações carregam significados de reconhecimento, onde os estudantes reforçam uma prática social que transforma a realidade. Além disso, os estudantes se integram com o ambiente, em função de seu comprometimento e engajamento com os projetos que foram desenvolvidos. A intensidade do resultado do projeto é externalizado nas redes sociais, com um discurso de motivação e alegria por ter cumprido seu dever. As lembranças são marcadas por sentimentos, vivências experimentadas e aprendizados que se estendem para a vida e tornam o estudante um protagonista no processo de transformação social.
CINAR, Ridvan. Delving into social entrepreneurship in universities: is it legitimate yet?. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 217-232, 2019. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. IN: MAGALHÃES, I. (Coordenação, tradução, revisão e prefácio). Brasília: Universidade de Brasília, 2003 SHAHVERDI, M.; ISMAIL, K.; QURESHI, M. I. The effect of perceived barriers on social entrepreneurship intention in Malaysian universities: The moderating role of education. Management Science Letters. v. 8, n. 5, p. 341–352, 2018.