Resumo

Título do Artigo

COMPREENSÕES QUANTO AO PLANEJAMENTO DO TURISMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PLANOS NACIONAIS DO TURISMO DE 2003 A 2018
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Palavras Chave

Administração Pública
Planejamento Público
Turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - CECILIA ALVES DA SILVA ANTERO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade
2 - Alessandro Carlos da Silva Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa-MG

Reumo

O planejamento consiste numa alternativa para otimizar a gestão pública. Entretanto, esse planejamento tem sido marcado pela incompreensão de seu sentido, tanto na concepção como na execução. Dessa forma, é importante entender o porque do desenvolvimento do planejamento público, qual o tempo adequado para a implementação e os anseios da sociedade. Pensar o planejamento do turismo, leva a entender qual a sua importância para o desenvolvimento da área e se o mesmo atende aos anseios do público-alvo.
O trabalho tem como problema de pesquisa: como é realizado o planejamento público do turismo no Brasil? Dessa forma, tem o objetivo analisar o Planejamento do turismo no Brasil no período de 2003 a 2018. Com a realização do estudo será possível identificar os elementos que influenciam o planejamento, os atores e setores envolvidos e como essa configuração pode influenciar a idealização e implementação desse planejamento e o consequente desenvolvimento da atividade turística.
A atividade turística é considerada um conjunto de produtos e serviços turísticos postos à disposição das demandas num determinado destino, para seu desfrute e consumo. Sendo assim, torna-se necessário realizar o planjemanto dessa atividade, como um instrumento que possibilitará tomar decisões mais assertivas, gerando obtenção de vantagens competitivas. Como objetivos do planejament, destacam-se: identificação de condições e capacidades para promover o desenvolvimento; a superação dos desafios e aproveitamento das oportunidades; e diminuição de problemas econômicos e sociais de um território.
Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa. Para o procedimento de coleta de dados utilizou-se da pesquisa documental, pretendendo-se identificar informações verídicas nos documentos a partir de questões, hipóteses, pressupostos, etc. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo, por meio da análise temática das categorias de análise, com grade fechada, por meio das estratégias de análise e de interpretação qualitativas de emparelhamento.
Foram identificados entendimentos relacionados ao tema, foco, objetivo, contribuições e benefícios, áreas/setores e atores envolvidos, interesses, processos e particularidades e especificidades locais. Constatou-se que, no Brasil, o planejamento do turismo demonstra ser caracterizado pelo direcionamento de ações para atender aos interesses de grupos distintos de atores, quais sejam o trade e o Estado. Também se identificou que as ações pensadas para o turismo têm mais condições de serem efetivas se realizadas a partir de um plano estratégico a ser contemplado nos planos quadrienais.
O planejamento do turismo demonstra ser caracterizado pelo direcionamento de ações para atender aos interesses de grupos distintos de atores, quais sejam o trade e o Estado. Além disso, também se observou evidências de ruptura de continuidade das ações, tendo em vista as mudanças identificadas entre dos planos quanto ao tema, foco, objetivos, para exemplificar. Recomenda-se ainda que as ações pensadas para o turismo também tenham como foco os recursos naturais, o patrimônio histórico e cultural.
ARAUJO E POSENATTO (2012); ARIZPE; ARIZPE; GAMEZ (2008); CASTRO; MIDLEJ (2013); COOPER; SHINDLER (2016); COSTA (2012); DANIEL (2010); EMMENDOERFER (2008); FÁVERO (2006); FRANÇA (2016); GIL (2002); KAHNEMAN; TVERSKY (1972); KEOGH (1990); LEMOS (2013); MARZUKI; HAY; JAMES (2012); NERY; SOUZA; TOMAZZONI (2014); PETROVA; HRISTOV (2016); SÁ-SILVA; ALMEIDA; DOMINGOS DE; GUINDANI (2009); SANTOS; TEIXEIRA (2009); SEVERINO; TOMASULO (2012); TRENTIN (2019); XAVIER; MAIA (2009).