Resumo

Título do Artigo

CASO ÁGUIA: É HORA DE (RE)APRENDER A VOAR
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Estratégia empresarial
Instituição de Ensino Superior (IES)

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Manoel Bastos Gomes Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte
2 - Beatriz Gondim Matos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Administração
3 - Lénia Marques
Erasmus University - ESHCC
4 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte

Reumo

O caso retrata a trajetória do empreendedor Roberto Torres, sintetizando a sua história de vida, seu crescimento profissional e a evolução de sua empresa, o Centro Universitário Águia (nomes fictícios), na Região do Cariri, estado do Ceará. A cada capítulo são apresentados os desafios que o gestor de uma instituição de ensino superior tem que enfrentar para se manter no mercado. Desta forma, o caso contribui para os estudos sobre organizações privadas de ensino superior, instigando uma reflexão sobre decisões estratégicas, bem como sua orientação e perfil empreendedor.
O objetivo educacional do caso é promover discussões e aprendizagem referentes às temáticas de empreendedorismo, competitividade e decisão estratégica no contexto da saga de um gestor em uma instituição de ensino superior e as variáveis de mercado que se apresentaram de 2001 a 2018.
A coleta dos dados para a elaboração do caso ocorreu a partir de informações primárias, com base nos procedimentos metodológicos das entrevistas narrativas e semi estruturadas com o gestor, funcionários e alunos da instituição; além do uso da observação direta. Ademais, coletou-se informações secundárias, que permitiram a construção de um vasto dossiê com notícias, fotos e vídeos sobre o gestor, campanhas desenvolvidas pela instituição, estudos sobre outros personagens que fazem parte da história e assuntos relacionados a políticas públicas e Instituições de Ensino Superior.
O caso pode ser utilizado para disciplinas de curso de graduação e pós-graduação de Administração, Administração pública, Contabilidade, Economia, Finanças e outros cursos correlatos. Sugere-se, como exemplo, que este caso para ensino seja utilizado nas disciplinas relativas a empreendedorismo, liderança, estratégia empresarial, processo decisório, gestão estratégica, tópicos avançados em administração, estudos organizacionais e finanças. O caso também poderá ser utilizado no âmbito empresarial, como elemento gerador de debates e caminhos a serem, ou não, trilhados pelos gestores.
CHAVES, V. L. J.; AMARAL, Nelson Cardoso. A educação superior no Brasil: os desafios da expansão e do financiamento e comparações com outros países. Revista Educação em Questão, v. 51, n. 37, p. 95-120, 2015. BARLACH, L.. Comportamento empreendedor: Um estudo empírico baseado no referencial de McClelland. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe), v. 4, n. 3, 2014. DORNELAS, J. C. A. . Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios (10a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier,2001. PORTER, M. E. Competitive advantage: Creating and sustaining superior performance. Simon and Schuster, 2008.