Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Transparência
Decisão de Investimento

Área

Finanças

Tema

Técnicas de Investimento

Autores

Nome
1 - Dannie Delanoy Carr Quirós
Tecnológico de Costa Rica - Escuela de Administración de Empresas
2 - Fernanda Maciel Peixoto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - André Francisco Alcântara Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)
4 - Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)

Reumo

Um dos principais objetivos da divulgação financeira é fornecer informações para a tomada de decisões. Cada empresa difere em sua política de divulgação financeira e os indivíduos que fazem parte dessas empresas processam a informação que recebem de forma distinta para tomar decisões. Os investidores não têm acesso às mesmas informações, possuem diferentes níveis de educação, experiências passadas, características demográficas, entre outros fatores que fazem com que existam diferentes perfis de investidores que afetam a forma como investem.
O problema de pesquisa definido para este trabalho é o seguinte: A sustentabilidade e a transparência podem afetar a tomada de decisões de investimento em ações? E em caso de afetar, como é esta relação? O objetivo principal foi, portanto, investigar os possíveis efeitos que a sustentabilidade e a transparência podem ter sobre a tomada de decisão dos investidores no momento em que alocam seus recursos em renda variável (ações).
Segundo Bodhanwala e Bodhanwala (2018), é racional investir em empresas sustentáveis que tendem a possuir maior nível de rentabilidade, já que alguns estudos perceberam uma relação positiva entre sustentabilidade e rentabilidade. Além disso, Bona-Sánchez et al. (2017) argumentam que há uma relação positiva entre a sustentabilidade e divulgação de resultados (transparência). Ademais, Alves e Borba (2010), Borba et al (2012), Milne e Patten (2002) e Tahir e Brimble (2011) serviram de inspiração pois investigaram como a presença de uma informação afeta a tomada de decisão de investidores.
Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado em 383 alunos de uma IES do Triângulo Mineiro, em novembro de 2018. Os respondentes foram divididos em 4 grupos, sendo um grupo de controle e três grupos experimentais, segundo quatro cenários sobre transparência e sustentabilidade. Para a análise dos dados, foram utilizados teste Kruskal-Wallis e teste Mann-Whitney; e regressão múltipla. A variável dependente do modelo foi o montante investido na ação. As variáveis independentes foram: tipo da ação, experiência, conhecimento, escolaridade, renda, gênero e idade do respondente.
Os resultados obtidos nos Testes Kruskall Wallis, se constatou que não há diferença entre as quantidades investidas em cada um dos grupos. Ademais, na regressão múltipla, constatou-se que não há relação entre a quantidade investida e o tipo da ação (cenários de investimento com ou sem sustentabilidade/transparência). No entanto, foi percebida uma relação inversa entre a idade do respondente e a quantia investida por ele, indicando que pessoas mais velhas investiram menos, independente dos cenários apresentados.
Esta pesquisa envolveu a aplicação de um questionário em que foram apresentadas informações de uma ação fictícia, com separação em 4 grupos diferentes com informação adicional da ação relacionada a transparência, sustentabilidade, ambas ou nenhuma. Frente a esta situação, os participantes indicavam uma quantia de dinheiro que estariam dispostos a investir nessa ação. Constatou-se que não há relação entre a quantidade investida e o tipo da ação (cenários de investimento com ou sem sustentabilidade/transparência).
BODHANWALA, S.; BODHANWALA, R. Does corporate sustainability impact firm profitability? Evidence from India. Management Decision, 2018. BONA-SÁNCHEZ, C.; PÉREZ-ALEMÁN, J.; SANTANA-MARTIN, D. J. Sustainability disclosure , dominant owners and earnings informativeness. Research in International Business and Finance, v. 39, p. 625–639, 2017. BORBA, J. A. et al. Informações contáveis ambientais na percepção de analistas investidores e professores de finanças. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 6, p. 168–182, 2012.