Resumo

Título do Artigo

Comunicação e o Sucesso em Projetos de TI: Um Modelo para Análise no Curto e Médio Prazo
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comunicação em Projetos
Sucesso em Projetos
Revisão Sistemática

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Teorização e Metodologias para Pesquisa em SI

Autores

Nome
1 - Leandro Zocaratto Rezende
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo
2 - Edmir Parada Vasques Prado
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - Curso de Sistemas de Informação

Reumo

Nas últimas décadas os projetos de TI têm sido relacionados a altas taxas de insucesso. Muitos trabalhos acadêmicos têm atribuído as causas a problemas relacionados à comunicação. Isso porque, a comunicação possui um papel importante no sucesso de projetos de TI. A falta de comunicação adequada pode afetar o desempenho do projeto. Essa importância é justificada pelo fato de os gerentes de projeto passarem cerca de 90% de seu tempo em atividades de comunicação. Nesse contexto, se mostra importante entender como a comunicação afeta o sucesso de projetos de TI.
Há poucos trabalhos na literatura sobre comunicação e sucesso em projetos. Este artigo contribui com essa lacuna de conhecimento respondendo a seguinte pergunta de pesquisa: quais as características da comunicação que podem influenciar o sucesso de projetos de TI. O objetivo da pesquisa é propor um modelo para análise da influência da comunicação no sucesso de projetos de TI. Foram definidos três objetivos específicos: descrever as características da comunicação; descrever as dimensões de sucesso em projetos; e propor um modelo para análise da relação entre comunicação e dimensões de sucesso.
É composta por revisão bibliográfica sobre sucesso e comunicação em projetos. 1) Dimensões de sucesso. Foi utilizado o modelo de Shenhar e Dvir (2007) que avalia o sucesso de projetos por meio de cinco dimensões: eficiência do projeto, impacto no cliente, impacto na equipe, resultados comerciais e preparação para o futuro. 2) Características da comunicação. Uma revisão sistemática aplicada nas bases de dados ACM, IEEE, Science Direct, Scopus e Wof extraiu 601 artigos, dos quais 33 foram selecionados. A partir deles, identificaram-se 17 padrões de comunicação e 10 técnicas.
A partir dos 17 padrões de comunicação, usando a estatística de quartis, foi identificado quatro padrões de comunicação que são os mais citados pela literatura: Formalidade, Meios de Comunicação, Verbalização e Internalização. Esses quatro padrões foram especificados como variáveis do modelo para análise da relação entre comunicação e dimensões de sucesso. Da mesma forma as dimensões de sucesso se tornam variáveis do modelo. O modelo relaciona essas variáveis por meio de quatro hipóteses, sendo um referencial para o estudo da relação entre comunicação e dimensões de sucesso em projetos de TI.
Foi possível desenvolver um modelo para o estudo da relação entre comunicação e dimensões de sucesso. O modelo é voltado para projetos de TI, mas permite que estudos futuros possam ampliar sua utilização para projetos de outras áreas de conhecimento. O modelo contempla técnicas de comunicação baseadas em mídias digitais, ampliando o escopo de estudo da comunicação. Além disso, as técnicas de comunicação foram agrupadas em abordagens de comunicação, ampliando as possibilidades de análise.
Chen, Q.-L. et al. (2013) A model for project communication medium evaluation and selection. Concurrent Engineering, 21(4), 237-251. Korkala, M., & Maurer, F. (2014) Waste identification as the means for improving communication in globally distributed agile software development. Journal of Systems and Software, 95, 122-140. Shenhar, A. J., & Dvir, D. (2007) Reinventing Project Management: The Diamond Approach to Successful Growth and Innovation. Massachusetts: Harvard Business Review Press. Zulch, B. (2014). Communication: The foundation of project management. Procedia Technology, 16, 1000-10.