Resumo

Título do Artigo

BLENDED LEARNING: tendências no processo de ensino e aprendizagem na educação superior
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Blended Learning
Métodos de Ensino e Aprendizagem
Simulação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Iara Yamamoto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Adriana Backx Noronha Viana
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Eduardo Henrique Celestino
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
4 - Marcos Samaha
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Esta pesquisa analisa o uso da modalidade blended learning (BL) junto a uma disciplina de Simulação, oferecida em um curso de graduação em Administração, utilizando o Moodle com atividades à distância e presenciais. Utilizou-se 2 escalas já validadas estatisticamente para a língua portuguesa para medir as variáveis e construir um modelo de equação estrutural. Para responder o problema da pesquisa foi construído um modelo estrutural para analisar simultaneamente múltiplas variáveis, representativas de medições associadas aos estudantes e verificar a estrutura da interação entre as variáveis.
Problema: O ambiente da Internet, explorado por meio do BL, pode interferir na satisfação com aprendizagem atual e a autoconfiança na aprendizagem de estudantes universitários e no seu desempenho acadêmico? O objetivo geral é avaliar se há interferência do BL no desempenho do processo de aprendizagem e ensino. A contribuição esperada tem caráter metodológico, o desenho de um modelo estrutural mostrando quais construtos tem maior relevância para o processo de aprendizagem e que impacta no desempenho de estudantes que utilizam de modelos híbridos.
Blended Learning é programa de educação formal no qual um estudante aprende em parte, no ambiente on-line, sobre o qual o professor tem algum elemento de controle do aprendiz sobre o tempo, o lugar, o caminho e/ou ritmo; as modalidades de aprendizagem dentro de um curso ou assunto estão conectados para fornecer uma experiência de aprendizagem integrada. O professor pode fornecer acesso guiado a novos dados e informações e, provavelmente fornecerá algum tipo de avaliação para determinar resultados ou competências desejadas (Clayton Christensen Institute, 2019).
Optou-se por uma pesquisa de associação com interferência, para estudar a relação entre 2 ou mais variáveis, procurando testar se seus comportamentos estão associados, porque há uma interferência de uma sobre a outra (Volpato 2010, 2011, 2013, 2015; Volpato e Barreto, 2014). O estudo foi desenvolvido por meio de respostas de estudantes em 2 questionários, validados estatisticamente para a língua portuguesa, na qual um mede construtos relativos ao ambiente da Internet (processo de informação e seleção de ideias principais) e o outro mensura (autoconfiança e satisfação com a aprendizagem atual).
Os construtos processo de informação, seleção de ideias principais tem um impacto significativo com a satisfação com a aprendizagem atual e auto confiança na aprendizagem, o que coaduna com a ideia da teoria da aprendizagem experiencial de Kolb (1984) que destaca o papel da experiência e do pensamento reflexivo como situações estimuladoras e significativas no processo de aprendizagem e pelo fato da teoria kolbiana abordar o desenvolvimento de adultos que trabalham. Na amostra estudada 77% dos indivíduos já estão no mercado profissional.
No contexto microcosmo (da própria disciplina), tem-se um modelo estrutural mostrando quais construtos tem maior relevância para o processo de aprendizagem que utilizam de modelos híbridos, constatando que a técnica do BL é um elemento que traz satisfação e autoconfiança em relação a aprendizagem, em confluência com os principais teóricos na área de aprendizagem, possibilitando traçar inovações pedagógicas no processo educacional em Administração. Observa-se a necessidade de desenvolver indicadores que permitam avaliar o desempenho dos estudantes não apenas considerando avaliações pontuais.
Clayton C.I. (2019). What is blended learning?. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019. Kolb, D. (1984). Experiential learning. Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall. Volpato, G. L. (2013). Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. ___. (2010). Dicas para redação científica. 3. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica. ___. (2011, 2015). Método lógico para redação científica. São Paulo: Best Writing. ___.; Barreto, R. E. (2014). Elabore projetos científicos competitivos. Botucatu: Best Writing.