Resumo

Título do Artigo

EMERGE A FAPEMIG: compreensão por meio das interações atores-rede
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria Ator-Rede
Path dependence
Fundação de amparo à pesquisa

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - Marcelo de Oliveira Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Valéria Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Rodrigo Gava
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade

Reumo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) representa o ator focal de financiamento do Estado de Minas Gerais, que possui a missão de induzir e fomentar a pesquisa e a inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. A FAPEMIG configura como um macroator com atuação de muitos anos, fortalecido pelas normas e artefatos (JOERGES; C ZARNIAWSKA, 1998). Ainda, com habilidade de estabelecer interações favoráveis ao seu aceite pela ordem dominante (governo e suas estratégias) (CZARNIAWSKA, 2009).
O estudo objetivou recuperar a história da FAPEMIG, evidenciando as razões da sua criação e a sua inserção no ambiente institucional e político. Para recuperar o contexto histórico nós utilizamos o conceito de path dependence, que fornece uma descrição precisa de um fenômeno, mas com pouco aprofundamento teórico (GREENER, 2002). A sua combinação com a Teoria Ator-Rede (ANT) possibilita entender as interações e negociações de papéis, quando um processo é simplificado e proporciona a negociação de outros acordos.
O conceito de path dependence significa que um resultado ou decisão é moldado de formas específicas e sistemáticas pelo caminho histórico que leva a ele (HATHAWAY, 2001). Esse conceito foi trabalhado no estudo em combinação a Teoria Ator-Rede (ANT). A ANT representa uma teoria em que a realidade é construída por meio de práticas e interações de atores humanos e não humanos (atores heterogêneos). O slogan da ANT é o seguir os atores, observando suas atuações, principalmente quando eles multiplicam ou reduzem entidades (LATOUR, 2005).
Pesquisa qualitativa com a utilização de dados primários e secundários. Os primários foram viabilizados a partir de observação participante e entrevistas. Em que um pesquisador esteve imerso na organização, oito horas diárias, no período de um ano, na Gerência de Inovação. Os secundários vieram de informações de artigos, relatórios, livros, legislações e outros documentos indicados pelos entrevistados. Utilizou no estudo a triangulação de técnicas de coleta de dados por meio da observação participante, entrevista, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.
A compreensão das circunstâncias do surgimento de uma ideia e como e quando ela despertou interesse por outros atores são normalmente desconhecidos (CZARNIAWSKA, 2009). Mas, no instante em que as translações de ideias estão em uma fase mais avançada e madura (CZARNIAWSKA, 2009), a organização começa a ser materializada. Tal foi o caso da FAPEMIG. Em termos da ANT, a FAPEMIG pode ser vista como um macroator de longa existência (CZARNIAWSKA, 2009), e em busca da irreversibilidade das translações que possibilitaram a criação da organização (CALLON, 1991).
As mudanças políticas, econômicas, as eleições gerais brasileiras e os momentos de crises levaram a FAPEMIG a uma nova reestruturação da organização gerando a ampliação ou redução do quadro de colaboradores. Mas, demonstram a capacidade adaptativa da FAPEMIG, como uma habilidade importante em estados e países em que a política nacional de ciência e tecnologia não é uma política de Estado, mas de Governo.
CZARNIAWSKA, B. Emerging institutions: pyramids or anthills?. Organization Studies, v. 30, n. 4, p. 423-441, 2009. CALLON, M. Techno-economic networks and irreversibility. In: Law, J. (Ed.). A Sociology of Monsters, Essays on Power, Technology and Domination. London: Routledge, 1991, p. 132-161. GREENER, I. Theorising path-dependency: how does history come to matter in organisations?. Management Decision, v. 40, n. 6, p. 614-619, 2002. LATOUR, B. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Nova Iorque: Oxford University Press, 2005.