Resumo

Título do Artigo

Modelos de decisão para formulação e avaliação de programas de desenvolvimento de fornecedores: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desenvolvimento de fornecedores
Modelos de decisão
Revisão sistemática

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Carlos Henrique Lopes Resende
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
2 - Francisco Rodrigues Lima Junior
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Escola de Gestão e Economia - Campus Curitiba

Reumo

A gestão de relacionamento com fornecedores envolve uma série de decisões que impactam no desempenho da empresa compradora e da cadeia de suprimentos como um todo. Melhorar continuamente as operações logísticas e de manufatura passam a ser requisitos obrigatórios para as empresas em destaque no mercado. Neste contexto, desenvolver fornecedores se tornou uma das principais alternativas para o alcance desses objetivos. O termo “desenvolvimento de fornecedor” se refere a qualquer esforço da empresa compradora a fim de melhorar desempenho e/ou capacidades de seus fornecedores.
O objetivo deste este estudo é traçar um panorama dos modelos de decisão para apoiar a formulação e avaliação de programas de desenvolvimento de fornecedores. A partir da realização de uma revisão sistemática da literatura, espera-se responder a algumas questões de pesquisa relacionadas ao estado da arte desse tema, tais como: quais são as técnicas, métricas e ações de desenvolvimento mais frequentes?
A literatura apresenta quatro artigos de revisão relacionados ao tema desenvolvimento de fornecedores. Enquanto os estudos de Rajput e Bakar (2012) e Ahmed e Hendry (2012) focam em aspectos conceituais, apenas as revisões elaboradas por Zimmer et al. (2015) e Glock et al. (2017) englobam a análise dos modelos de decisão existentes. Contudo, os estudos de Zimmer et al. (2015) e Glock et al. (2017) não incluem modelos publicados a partir de 2017. Além disso, os autores não consideraram diversos aspectos relevantes à caracterização dos modelos quantitativos.
Os artigos foram caracterizados de acordo com 11 fatores. Os resultados mostram que pouco mais da metade dos modelos são focados na formulação de programas de desenvolvimento de fornecedores. Constatou-se que a técnica DEA é mais utilizada, o que vai de encontro aos resultados obtidos por Glock et al. (2017). Identificou-se também a aplicação frequente de Rough Set Theory. Ainda assim, a abordagem fuzzy é a mais adotada para lidar com decisões sob incerteza. Quase metade dos estudos foram validados usando análise de sensibilidade.
Verificou-se a predominância de métricas relacionados a fatores ambientais, qualidade e capacidade. Após a avaliação dos fornecedores, as ações mais recomendadas estão relacionadas à melhoria da capacidade, transferência de conhecimento, redução de custos e melhoria da comunicação. Constatou-se também que há a necessidade de desenvolver modelos que ajudem a decidir o nível de investimento em cada programa e determinar quando estes programas devem ser implantados.
AHMED, M.; HENDRY, L. Supplier Development Literature Review and Key Future Research Areas. Int. J. of Engineering and Technology Innovation, v. 2, p. 293-303, 2012. GLOCK, C. H; GROSSE, E. H; RIES, J. M. Decision support models for supplier development: Systematic literature review and research agenda. International Journal of Production Economics. v.193, p.798-812, 2017. ZIMMER, K.; FRÖHLING, M.; SCHULTMANN, F. Sustainable supplier management – a review of models supporting sustainable supplier selection, monitoring and development. International Journal of Production Research, v. 54, 2015.