Resumo

Título do Artigo

Inovações Sociais e sua Profundidade: Uma Análise sob a Ótica de Empreendedores Sociais
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Palavras Chave

Inovações Sociais
Disruptiva
Incremental

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Edison Quirino D'Amario
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - SÃO PAULO
2 - Graziella Maria Comini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

O empreendedorismo social, entendido como atividades empreendedoras com propósito social e/ou ambiental, busca atingir seus objetivos por meio de inovações. A essas inovações dá-se o nome de inovações sociais. Esse tipo de empreendedorismo tem se apresentado como um fenômeno econômico importante que tem sido observado em uma escala global (Austin, Stevenson & Wei-Skillern, 2006).
As inovações sociais podem ser observadas por tipos e pela profundidade de ocorrência. As profundidades observadas na literatura são inovações sociais incrementais, disruptivas e institucionais (Bruin & Stangl, 2013). Nesse sentido, como os empreendedores sociais percebem as inovações sociais com relação às profunidades disruptiva, incremental e institucional?
A partir do fenômeno da inovação que já foi amplamente discutido na literatura, observa-se um desdobramento de seu entendimento e aplicação que avança no âmbito social, as chamadas inovações sociais. Nota-se um crescente interesse sobre inovação social entre os governos, fundações, pesquisadores e instituições acadêmicas em todo o mundo. No entanto, apesar desse interesse, não se observa um conceito compartilhado ou comum sobre inovação social. Primeiramente, a associação da inovação social e do empreendedorismo social tem sido destacada em vários artigos científicos.
Para atingir os objetivos deste estudo, elaborou-se um instrumento de pesquisa quantitativo e, após as validações, aplicou-se para 264 empreendedores sociais. O método de análise de resultados contou com Análises Fatoriais Exploratória, Confirmatória e análises descritivas. Os achados indicam que a profundidade mais destacada pelos empreendedores sociais foi a disruptiva em todos os tipos de organizações.
Os empreendimentos de médio porte foram os que mais apontaram a utilização de inovações sociais e, nas regiões Norte e Nordeste, os empreendedores sociais indicaram que as inovações institucionais são as que mais se destacam, pois estas buscam a reconfiguração de estruturas socioeconômicas vigentes. As empresas de médio porte foram as que apresentaram mais inovações sociais de todas as profundidades. Contrariamente, o pior desempenho, com relação ao tamanho da organização e as inovações sociais percebidas, foi atribuído às grandes empresas.
Percebe-se, por estas análises, que as inovações sociais disruptivas lideram a percepção de empreendedores sociais, seja com relação ao tamanho ou tipo de organização. Este achado pode indicar que estes empreendedores, em sua autoanálise, tendam a entender que suas inovações sociais transformem as vidas das pessoas. Esta percepção pode indicar que existe um desejo, por parte destes empreendedores sociais, de causarem impacto social significativo na vida das pessoas.
Anderson, T.; Curtis, A.; Wittig, C. (2014) Definition and theory in social innovation (MA tesis), Krems, Danube University Krems. Austin, J., Stevenson, H., & Wei-Skillern, J. (2006). Social and commercial entrepreneurship: same, different, or both? Entrepreneurship theory and practice,30, 1-22. Battilana, J., & Dorado, S. (2010), “Building sustainable hybrid organizations: the case of commercial microfinance organizations”, Academy of Management Journal, 53:6, 1419-1440. Bruin, A.; Stangl, L. (2013) The “Social Innovation Continuum” in Auckland Council. Social Innovation in Auckland, pp. 10