Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DE DISCIPLINAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Formação docente
Metodologias ativas
Empreendedorismo

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Lauriene Teixeira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Juliana de Oliveira Becheri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A constatação que o papel do docente vai além de transmitir o conhecimento não é recente. No entanto, cada vez mais reverbera o compromisso do trabalho docente voltado para processos de inovação. As atribuições de um docente são desafiadoras, principalmente, quando se pondera o fato que, o professor, muita das vezes, ensina através de um método diferente do qual teve sua própria formação, bem como, ao completar seu curso de pós-graduação, se inserem em sala de aula, sem obter conhecimentos formativos sobre a docência.
Considerando a importância da pós-graduação no processo de formação docente e fundamentado no fato de que dentre os cursos de pós-graduação em Administração com nota cinco na CAPES, apenas um oferece uma disciplina que aborda simultaneamente a temática ‘empreendedorismo’ e ‘formação docente’, considera-se importante compreender se seus egressos, que atuam como docentes, utilizam em suas salas de aulas as metodologias de ensino empreendedoras e se há a percepção de melhora no ensino, enquanto docentes, por meio da utilização dessas práticas.
De acordo com estudos sobre o impacto da pós-graduação na formação docente (ZAIDAN et al, 2011; NGANGA et al, 2016; SILVA, RAMOS, 2017; CAMPOS et al, 2017) destaca-se que a qualificação profissional e a formação de docentes estão, muitas das vezes, em segundo plano, assim, a falta uma definição mais rígida com relação aos aspectos curriculares didático-pedagógico e um processo de avaliação da pós-graduação, uma vez que este dá ênfase na pesquisa. Assim, buscou-se também mostrar como o emprego do conceito de empreendedorismo juntamente com o das metodologias ativas pode diminuir essa diferença.
Esse estudo caracteriza-se como sendo uma pesquisa qualitativa, e um estudo de caso, o qual procurou retratar um caso único no Brasil dentro da pós-graduação em Administração. Como unidade de análise tem-se as percepções dos egressos da disciplina “Tópicos especiais III: Métodos de Ensino Baseados no Conceito do Empreendedorismo”. Sendo que como objeto de estudo se tem a formação docente. Ademais, optou-se pela entrevista qualitativa temática como técnica de coleta de dados. E, por fim, na análise das entrevistas utilizou-se a técnica de análise de conteúdo.
Os egressos da disciplina perceberam uma melhora na efetividade do ensino pela utilização de metodologias ativas. Eles reconhecem a importância da disciplina cursada na sua formação docente, já que a consideraram uma ótima forma de prepará-los para o desempenho de sua função, visto que os estimulou a reflexão sobre o papel da docência. Isso proporcionou uma mudança da visão que eles possuíam sobre o exercício da docência, visto que a preocupação não está apenas em torno de conteúdos técnicos e teóricos, mas inclusive, abrange competências comportamentais importantes para vida social.
Percebeu-se no decorrer dessa pesquisa que a evolução das tecnologias e mudanças geracionais tem se tornado cada vez mais desafiador reter a atenção dos alunos. A literatura também se faz um diagnóstico parecido. Contudo, em alguns momentos as ferramentas tecnológicas sejam consideradas desfavoráveis, essas podem ser utilizadas de forma a trazer ganhos para o processo de ensino-aprendizagem. Assim, esse estudo veio corroborar que os docentes podem, através das metodologias ativas e os conceitos de empreendedorismo, reconfigurar suas aulas para atender melhor esse novo perfil de alunos.
CAMPOS, R. C.; VALADARES, G. C.; ANDRADE, D. M.; LOPES, M. A. Empreendedorismo como contribuição para formação docente na pós-graduação brasileira. In: SEMEAD, 20, São Paulo. Anais..., São Paulo: FEA/USP, 2017. NGANGA, C. S. N.; BOTINHA, R. A.; MIRANDA, G. J.; LEAL, E. A. Mestres e doutores em contabilidade no Brasil: uma análise dos componentes pedagógicos de sua formação inicial. REICE: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 14, n. 1, p. 83-99, 2016.