Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES QUANTO AS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM UMA INDÚSTRIA PET FOOD
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Palavras Chave

Práticas socioambientais
Gestão Ambiental
Indústria Pet Food

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Margane da Silva
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - PPG em Qualidade Ambiental
2 - Vanessa Theis
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - PPG em Qualidade Ambiental
3 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
4 - Paola Schmitt Figueiró
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Campus II

Reumo

Na responsabilidade socioambiental a empresa cria estratégias de longo prazo considerando os efeitos das atividades na comunidade onde se insere. Neste contexto, a indústria tem um papel importante, uma vez que consome recursos naturais (água, energia e outras matérias-primas) para produção em escala e geram resíduos (sólidos, líquidos e gasosos). Ao mesmo tempo em que fornecem bens, serviços e empregos, geram impactos socioambientais ao consumir recursos naturais e gerar poluição.
Com o intuito de contribuir para a reflexão acerca do referido tema, o objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos colaboradores de uma indústria de Pet Food quanto às práticas socioambientais.
Alievi e Antinarelli (2015) destacam que a gestão ambiental precisa ser entendida como um conjunto de procedimentos que visem à integração da área ou do recurso de forma que a sustentabilidade, seja o requisito principal. Para que isso seja possível, Ribeiro e Corrêa (2013) ressaltam que é relevante considerar que em um processo de gestão estejam sempre presentes procedimentos de planejamento, monitoramento e fiscalização, fundamentados em novos princípios e aspectos, muitas vezes, subjetivos.
O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso em uma indústria pet food localizada na região do Vale do Rio dos Sinos, no estado do Rio Grande do Sul, que foi fundada no ano de 2001 e que se destaca entre as líderes de faturamento no mercado brasileiro. As técnicas de coleta de dados foram a observação participante com duração de 6 meses e uma pesquisa do tipo survey, a partir da aplicação de um questionário junto aos funcionários da matriz da empresa.
O reconhecimento das práticas socioambientais da empresa e dos indicadores que a mesma controla são influenciados pela formação escolar e pelo tempo de empresa do funcionário, isto é, quanto maior a formação escolar e maior o tempo de empresa, maior o reconhecimento das práticas e dos indicadores socioambientais. Quanto à adoção das práticas, pode-se inferir que as mesmas estão relacionadas ao setor em que o funcionário trabalha e os aspectos relacionados com sua atividade, sendo algumas executadas mais pelo grupo operacional e outras mais pelo grupo administrativo.
O conhecimento dos aspectos socioambientais envolvidos nas suas atividades demonstrou-se maior nos colaboradores que possuem pós-graduação e decresceu gradativamente até o grupo com ensino fundamental. Deve-se considerar que não houve uma explicação sobre o conceito de aspectos socioambientais. Face ao exposto, pode-se concluir que o tempo de empresa pode influenciar na conscientização, pois quanto mais o funcionário convive com os procedimentos e regras da empresa, participa de treinamentos e ações de conscientização, a cultura vai sendo assimilada e ele internaliza estas questões.
Alievi, R. M., & Antinarelli, A. (2015). Construindo a gestão estratégica sustentável: um estudo sobre a empresa Mercur SA. Revista de Administração da UFSM, 8, 69-83. Ribeiro, H. C. M.; Corrêa, R. (2013). Análise da produção científica da temática gestão socioambiental na perspectiva da revista RGSA. Revista de Gestão Social e Ambiental, 7(2), 86.