Resumo

Título do Artigo

Provedor de Serviços Logísticos – Perspectivas do Modelo 4PL
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Palavras Chave

4PL
Serviços Logísticos
3PL

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Mauro Vivaldini
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

O 3PL (Third Party Logistics) é uma modalidade consolidada na prestação de serviços logísticos, o 4PL (Fourth Party Logistics) é uma opção de gestão de terceirizados envolvidos nas diferentes atividades e já vem sendo adotada por algumas organizações. Com um ensaio teórico, a pesquisa procura saber qual o entendimento que se tem desse provedor, apresentar os fatores que os caracterizam e as perspectivas deste modelo de negócio. A análise sintetiza a visão a respeito de seu papel nas operações logísticas, apresenta e discute os principais fatores que definem suas atividades e perspectivas.
Quais as vantagens e perspectivas do modelo 4PL? A intenção do estudo é saber qual o entendimento que vem sendo dado pela literatura a respeito dos 4PL, apresentar os principais fatores que os caracterizam, bem como as perspectivas para este modelo de negócio.
Fulconis e Paché (2018) defendem que o provedor 4PL normalmente complementa o papel do provedor 3PL. Seu papel consiste em conceber e vender soluções logísticas personalizadas, por meio da mobilização de recursos internos, ou através de transportadores, de armazéns, e demais sub-contratados que complementem as atividades necessárias para as operações logísticas. Portanto, é possível, e, às vezes, até desejável, que ele monte uma proposta de serviço, sem necessariamente possuir ativos físicos muito caros. Sabe-que que em operações logísticas, diversos ativos são necessários ........
Considerando o fato de que este modelo, diferente do 3PL, ainda não se consolidou no mercado, até porque o próprio 3PL vem surgindo como um agente capaz de realizar o papel do 4PL, a teoria estudada aponta diversas questões a respeito da extensão de seus serviços e seu avanço no mercado de prestação de serviços logísticos. Neste sentido, seguem considerações a respeito dos fatores apontados no quadro 1: - Se devem ou não serem organizações livres de ativos é um ponto tido como crítico, uma vez que o princípio do 4PL reside na inteligência logística e não em seus ativos.......
Este trabalho com foco específico na prestação de serviço logístico por meio do 4PL, traz uma discussão do tema amparada pela teoria, contribui com uma análise que sintetiza a visão a respeito de seu papel nas operações logísticas em CS, apresenta e discute os principais fatores que definem as atividades, os pontos críticos e as perspectivas para esse serviço. Portanto, o estudo fortalece o conhecimento a respeito desse agente ao caracteriza-lo conceitualmente na literatura, respeitando, é claro, todas as limitações oriundas de um estudo teórico.
BATARLIENĖ, N., JARAŠŪNIENĖ A. “3PL” Service Improvement Opportunities in Transport Companies. Procedia Engineering, n. 187, pp. 67 – 76, 2017. https://doi: 10.1016/j.proeng.2017.04.351 FULCONIS, F., PACHÉ, G. Supply chain monitoring: LLPs and 4PL providers as orchestrators. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 238, pp. 9–18, 2018. doi:10.1016/j.sbspro.2018.03.002 MEHMANN, J.; TEUTEBERG, F. Process reengineering by using the 4PL approach: A case study on transportation processing in the agricultural bulk logistics sector. Business Process Management Journal, Vol. 22, Issue: 4, pp.879