Resumo

Título do Artigo

Competências na Administração: características da produção científica nacional de 2009 a 2018
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Palavras Chave

competências
administração
revisão bibliométrica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Daniel Costa Jordão
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB (IESB) - ASA NORTE
2 - marcelli ritton macedo
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB (IESB) - Asa Norte
3 - Helga Cristina Hedler
-
4 - Thiago Gomes Nascimento
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB (IESB) - Departamento de Administração

Reumo

Na década passada, pesquisadores e organizações manifestaram interesse em estudar o tema competências, aumentando a relevância sobre o assunto (BRANDÃO, 2008; SANTOS,2012), o qual já foi alvo de amplas revisões conceituais por autores como Brandão e Guimarães (2001), Dutra (2004), e Ruas et al. (2005), entre outros.Nessas revisões, percebe-se que o termo recebe múltiplas denominações por diferentes autores, sendo passível de diversas interpretações, em muitas maneiras. Por esse motivo, não é possível adotar apenas um conceito que sirva para todas as situações (LE DEIST E WINTERTON, 2005).
o objetivo de procurar identificar, em publicações nacionais na área de administração, por meio de uma revisão de literatura sobre o termo competências, quais abordagens têm sido mais utilizadas, com suas respectivas definições, bem como quais métodos foram empregados, considerando publicações em periódicos científicos brasileiros de administração, no período de 2009 a 2018.
Para fundamentação teórica o foco foi o autor Brandão (2008) que fez uma revisão bibliográfica sistemática sobre o tema “competências” e “aprendizagem” em periódicos nacionais e internacionais das áreas de Psicologia e Administração e em Anais do Encontro da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ENANPAD). O autor usou o período de 1996 a 2005, e identificou a tendência de utilização de várias técnicas de pesquisa, caracterizando um pluralismo metodológico nessa área de comportamento organizacional. Com base nesse trabalho foi desenvolvido o artigo.
Método é composto por quatro fases: protocolo de pesquisa, análise, síntese e escrita. A primeira fase é constituída por cinco atividades: Estratégia de Busca, Consulta em Base de Dados, Gestão de Documentos, Padronização e Seleção de Documentos e Composição do Portfólio de Documentos.As demais fases constituem de uma atividade cada: Consolidação dos Dados, Elaboração de Relatórios, e a Escrita, respectivamente.
Foram ratificados alguns resultados encontrados por Brandão (2008), principalmente no que diz respeito à utilização de diferentes técnicas de pesquisa nesta área. Verificou-se, ainda, que não há uma única abordagem a ser utilizada, mas que os estudos concentraram suas pesquisas nas abordagens americana e inglesa, ainda que não estivesse explícito, focando na identificação de competências (funcionais ou individuais) e/ou sua relação com o desempenho,não havendo estudos que tenham aplicado, na prática, um modelo mais complexo de identificação de competências dentro de um contexto.
Um dos principais pontos da conclusão é a falta de evolução conceitual do tema, não havendo, entre as publicações analisadas, nenhuma proposta de revisão conceitual que buscasse uma visão diferente ou integradora entre as diferentes abordagens existentes. Esse fato, associado à falta de clareza na definição conceitual utilizada entre os trabalhos analisados, evidencia uma lacuna que pode ser melhor explorada na literatura nacional.
Com referências foi utilizados 44 autores da área de pesquisa dentro os quais os principais autores foram Brandão, Guimarães, MCCLELLAND, Spencer, Dutra, Freitas, Fleury e Boyatzis.