Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA HÉLICE TRÍPLICE A PARTIR DOS DADOS DA FAPEMIG NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Hélice Tríplice
Fapemig
Minas Gerais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Crystyane Ferreira Bernardino
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Belo Horizonte- Campus 2
2 - joseane viola coelho debortoli
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
3 - Washington Gonçalo Rodrigues Veloso
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II
4 - Adriana Gontijo Nunes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus 2
5 - Lívia Maria De Pádua Ribeiro
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O processo inovativo envolve múltiplos atores, desenvolvendo-se a partir das interações entre eles (Edquist, 2010). Uma peça chave para que este processo ocorra é a Hélice Tríplice, um modelo de interação entre universidades, empresas e governo, esferas institucionais primárias, que interagem com o objetivo de promover o desenvolvimento por meio da inovação sustentável e do empreendedorismo, e na interação entre elas novas instituições secundárias podem ser formadas, organizações híbridas, além da reformulação dos papéis de cada uma das hélices (Etzkowitz&Zhou, 2017).
As Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPEs) podem representar uma das principais fontes de estímulo e fomento à interação da academia com as empresas. Em Minas Gerais, esse papel é desempenhado pela Fapemig. Assim, questiona-se: De que forma a Fapemig atuou como indutora da relação hélice tríplice no Estado de Minas Gerais? Esta pesquisa se desdobra a partir desta situação-problema e busca investigar a ocorrência da interação Hélice Tríplice no estado, bem como levantar os resultados desta interação por meio da base de dados dos projetos fomentados pela Fapemig entre os anos de 2009-2018.
Três instituições têm papel crucial no desenvolvimento do processo de inovação: as universidades, as empresas e o governo. A parceria entre estas três instituições é conceituada como Hélice Tríplice, um modelo universal de inovação (Leydesdorff & Etzkowitz, 1998) e o segredo por trás do desenvolvimento do Vale do Silício. Estas interagem com o objetivo de promover o desenvolvimento por meio da inovação sustentável e do empreendedorismo, e da interação entre elas novas instituições secundárias podem surgir, além da reformulação dos papéis de cada uma das hélices (Etzkowitz & Zhou, 2017).
Para a seleção das informações tratadas nesta pesquisa fez-se um levantamento em todos os relatórios de atividades publicados pela Fapemig no período de 2009 a 2018. Utilizou-se métodos quantitativos para uma análise estrutural e tabulação dos dados dos programas pesquisados e qualitativos para uma análise processual e documental dos projetos fomentados pela Fapemig. O procedimento técnico adotado foi o estudo de caso. Foram definidas categorias de análise do conteúdo pesquisado avaliando a ocorrência ou não da Hélice Tríplice.
Considerando os dados apresentados nos relatórios anuais da Fapemig, no período entre 2009 e 2018, percebe-se uma média de 25 Programas por ano, onde são distribuídos milhares de projetos. Do total de Programas realizados nota-se que 33,7% envolve a Hélice Tríplice, abrangendo apoio à pesquisa em empresas, pólos de excelência e de inovação, articulação com o setor empresarial, apoio a empresas em parques tecnológicos e operacionalização do Sistema Mineiro de Inovação. No eixo dos Programas Estruturadores, Tecnológicos e de Inovação é onde acontece as principais ações de Hélice Tríplice.
A partir desta pesquisa foi possível comprovar que a Fapemig tem atuado de forma efetiva para que as interações hélice tríplice ocorram em Minas Gerais, por meio da criação de programas que envolvam o Estado, as universidades e as empresas. Desta forma a Fapemig apresenta-se como um agente fundamental para a inovação e desenvolvimento de interações deste tipo em Minas Gerais, induzindo-as através do financiamento de projetos, bem como exercendo um papel de governança ao articular os agentes para que as ações aconteçam.
Etzkowitz, H., & Zhou, C. (2017). The triple helix: University–industry–government innovation and entrepreneurship. (2ª ed.) London: Routledge. doi.org/10.4324/9781315620183 Segatto-Mendes, A. P., & Sbragia, R. (2002). O processo de cooperação universidade-empresa em universidades brasileiras. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, 37(4). Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/311426283