Resumo

Título do Artigo

TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA
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Palavras Chave

Transição
Evasão
Formação discente

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Cléria Donizete da Silva Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A transição do ensino médio para a educação superior é uma fase delicada na vida dos estudantes. Os desafios enfrentados pelos jovens nesta fase servem de catalizadores para o seu desenvolvimento. Mas se os conflitos vivenciados ultrapassarem o nível do limite dos estudantes, poderão acarretar em baixo desempenho acadêmico e até mesmo no abandono do curso. As IES buscam promover ações que auxiliem os ingressantes no processo de adaptação ao novo contexto educacional e auxiliar no combate à evasão. Acredita-se que a socialização dessas iniciativas tem o potencial de inspirar novas iniciativas.
A fase da vida do estudante que contempla a saída do ensino médio para a entrada na educação superior tem sido analisada na temática das transições. O estudante em transição é aquele que saiu do ensino médio e está nos primeiros períodos do curso. Assim, a questão que norteia este trabalho é: a qualidade do processo de transição pode contribuir para diminuir a evasão nos períodos iniciais do curso? Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência com a disciplina “Introdução Acadêmica e Profissional” do curso de administração de uma IFES de MG. É um relato de experiência da professora
Conforme entendem Almeida, Ferreira e Soares (2000), Seco et al. (2005 e Pinho et al. (2015), a transição confronta o estudante com múltiplas exigências e desafios na esfera pessoal, social, acadêmica e vocacional. O entendimento é o de que (i) a transição do ensino médio para a educação superior configura-se uma fase delicada da vida do estudante, (ii) a qualidade do processo de adaptação nesta fase é fundamental para o bom desempenho acadêmico do estudante e (iii) este bom desempenho pode auxiliar na prevenção da evasão que é comum nos primeiros períodos do curso conforme mostram os estudos
Nesta seção é relatada a experiência com a criação da disciplina. São apresentadas a ementa, as três unidades que compõem o conteúdo programático (transição do ensino médio para a educação superior; a profissão do administrador; universidade, ciência e formação acadêmica), os objetivos de cada unidade e as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas. O entendimento é o de que o estudante que recebe apoio no início do curso, interage melhor, se identifica com o curso escolhido, entender o seu futuro campo de atuação profissional, tende a valorizar mais o curso e a permanecer no mesmo.
Tendo em vista a diversidade de desafios que permeiam o processo de transição e os fatores que conduzem o estudante à evasão, a IES não tem, obviamente, controle sobre todos. Contudo, no que se refere ao domínio acadêmico, algumas iniciativas podem ser tomadas para orientar a vida acadêmica especialmente dos ingressantes para auxiliá-los no enfrentamento dos desafios impostos pela fase de transição. Uma disciplina que proporcione aos ingressantes o conhecimento e a compreensão do cotidiano da universidade e as especificidades da profissão escolhida por eles, tem o potencial de contribuição.
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; FERREIRA, J. A. Transição e adaptação à Universidade: Apresentação do Questionário de Vivências Académicas. Psicologia, Braga, v. XIV, n. 2, p. 189-208, 2000. PINHO, A.P. M. et al. A transição do ensino médio para a universidade: um estudo qualitativo sobre os fatores que influenciam este processo e suas possíveis consequências comportamentais. Revista de Psicologia, Fortaleza, V. 6, n. 1, p. 33-47, Jan./Jun. 2015. SECO, G. M. dos S. B. et al. Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior. Psicologia e Educação, v.IV 2005