Resumo

Título do Artigo

BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM UMA EMPRESA INDUSTRIAL DO OESTE DE SANTA CATARINA: Subsídios à construção de um sistema de indicadores
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Balanced Scorecard
Objetivos Estratégicos
Indicadores

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - ALEX FAGNER MARTINY
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus de São Miguel do Oeste-SC
2 - NELSON SANTOS MACHADO
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus de Chapecó

Reumo

A baixa competitividade das empresas brasileiras está associada à falta de controles, que leva os administradores a trabalharem com ênfase somente na perspectiva operacional do empreendimento. O desenho de um sistema de controle é essencial para prover os gestores de informações, que lhes permitam tanto avaliar a implementação da estratégia quanto realizar os ajustes necessários para que se alcancem as metas da organização. O BSC enquadra-se como um sistema ideal de mensuração de desempenho organizacional, abordando as medições financeiras e não financeiras.
Este estudo visou desenvolver um sistema de gestão estratégica com base no Balanced Scorecard em uma empresa industrial de médio porte do Oeste de Santa Catarina.
O referencial teórico iniciou com a ligação entre formulação de estratégias e o processo de planejamento estratégico, como pano de fundo para adentrar no Balanced Scorecard com base em Kaplan e Norton (1997, 2004 e 2005). O BCS é abordado como ferramenta para a gestão de empresas brasileiras, permeado pelos resultados de inúmeras pesquisas relatadas em artigos teórico-empíricos acerca dos controles gerenciais, avaliação de desempenho organizacional e implementação do BSC.
O estudo adotou a abordagem da pesquisa qualitativa do tipo exploratório e descritivo, com o delineamento do estudo de caso único, realizado na empresa Eletro Zagonel durante os meses de setembro/2016 a junho/2017. Foram selecionados oito sujeitos do nível estratégico e gerencial da empresa, identificados e citados pelos codinomes 1 a 8 antecedidos da letra “Z” de Zagonel. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, pesquisa documental e três reuniões de grupo focal e categorizados pela análise de conteúdo.
Os resultados encontrados a partir das informações coletadas por meio da pesquisa documental, entrevistas e reuniões do grupo focal, possibilitaram atualizar a análise SWOT da organização em estudo a partir de novo diagnóstico estratégico; revisar os objetivos estratégicos, classificando-os nas quatro perspectivas do BSC; elaborar o mapa estratégico; definir 48 indicadores, com respectivas fórmulas, periodicidades de coleta e responsabilidades pela alimentação sistemática de dados; finalizando com a construção e validação do plano de implementação do BSC.
Espera-se que o estudo colabore na discussão das formas de avaliação de desempenho organizacional e que os resultados facilitem a compreensão da complementariedade entre indicadores financeiros e não financeiros, pela simbiose entre planejamento estratégico e aplicação do BSC. Recomenda-se como aprofundamento a realização de pesquisa comparativa entre o desempenho desta empresa antes e depois da implementação do BSC. É importante investir em pesquisas que considerem na implantação do BSC a construção de indicadores ambientais discutidos nas teorias de sustentabilidade organizacional.
BARBOSA, C.; PEREZ, G. Implantação do Balanced Scorecard em empresa familiar. Contabilidade Vista & Revista, v. 27, n. 1, p. 1-24, 2016. CELESTINO, M. D. S.; SILVA, J. D. G. O BSC como framework para a ação estratégica. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 10, n. 3, p. 147-172, 2011. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Organização orientada para a estratégia. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. MOREIRA, F. A. L.; PESSOA, M. N. M.; CABRAL, A. C. A.; SANTOS, S. M.; ROLDAN, V. P. Fatores críticos na implantação do BSC. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 5, n. 3, p. 57-89, 201