Resumo

Título do Artigo

Análise e recomendações para o Programa de Ideias de uma grande empresa do setor elétrico brasileiro
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Palavras Chave

Gestão da Inovação
Programas de Ideias
Setor Elétrico

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Daniel de Moraes Rodrigues
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração de Empresas
2 - Rafael Piveta Manoel
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Engenharia Mecânica
3 - Luciane Meneguin ortega
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - USP Leste

Reumo

Crescentes transformações nos negócios forçam as empresas a se reinventarem e oferecerem soluções inovadoras. O ciclo de vida dos produtos está se tornando menor e a velocidade de adoção das novas tecnologias mais acelerada. A pressão pela diminuição nos custos coloca as empresas em estado constante de alerta para inovações incrementais. Programas internos de ideias são eficientes para o desenvolvimento de inovações incrementais e radicais. Este trabalho analisa o programa implantado por uma grande empresa do setor elétrico nacional e apresenta recomendações para o seu aprimoramento.
O presente trabalho consiste em um estudo de caso que analisou o programa de ideias de uma grande empresa nacional do segmento elétrico. A empresa está presente em todas as regiões do país, o que representa um grande desafio para a gestão do programa de ideias e engajamento das unidades. Junta-se a isso o elevado número de colaboradores, que ultrapassa os 19 mil e certas características do trabalho realizado que dificultam a comunicação. Foi realizada uma análise do programa de ideias do grupo, envolvendo os principais processos e a plataforma desenvolvida.
Tendo em vista o referencial teórico estudado e os aspectos-chave a serem trabalhados no programa em questão, dividiu-se a análise do Programa de Ideias em nove dimensões quais sejam: (1) Rede de inovação, (2) Comunicação e Sensibilização, (3) Interação e Colaboratividade, (4) Alinhamento Estratégico, (5) Gestão da Implementação, (6) Feedback e Acompanhamento, (7) Avaliação, (8) Reconhecimento e (9) Plataforma.
Uma vez realizado o diagnóstico da situação atual da empresa em cada uma das nove dimensões analisadas, foram realizadas recomendações para fortalecê-las com base nas entrevistas realizadas e no contexto da organização. Entre as recomendações destacam-se a definição clara de papéis e responsabilidades com a criação da função de multiplicadores, inclusão de uma etapa para refinamento das ideias, estruturação de novos modelos de implementação de projetos, possibilidade de colocar ideias em stand-by, criação de desafios com maior alinhamento estratégico e novos critérios de avaliação.
As recomendações de melhoria para cada dimensão do processo foram validadas com a direção da empresa e os principais atores envolvidos no processo. A partir de uma análise do impacto e da complexidade de implantação foi construída uma matriz onde todas as recomendações foram plotadas de forma visual para priorização e construção de uma linha do tempo para implantação. Espera-se que a nova versão do programa de ideias gere um maior engajamento por parte dos profissionais e aumente a qualidade das ideias submetidas, mudando o foco que anteriormente estava apenas na quantidade de ideias.
O estudo possibilitou a divisão do processo em nove grandes dimensões que facilitam a análise de programas de ideias e podem servir de guia para futuros estudos. Os resultados apresentados por este estudo podem servir de inspiração para gestores de inovação que desejem implementar programa de ideias em suas empresas ou mesmo reestruturar programas já existentes. A análise apresentada sobre um contexto específico da empresa e do setor em questão, poderão também suscitar reflexões futuras, sobre diferentes setores e empresas que apresentem características semelhantes.