Resumo

Título do Artigo

Identificação dos Riscos de Integridade na Administração Pública: o Caso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Identificação de riscos
Riscos de integridade
Ambiente de Valor

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - VINICIUS SILVA FLAUSINO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Sherban Leonardo Cretoiu
-
3 - Fábio Lotti Oliva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

A Administração Pública brasileira tem entre seus grandes desafios o do enfrentamento a fraudes e corrupção, cuja prática recorrente afeta os resultados dos órgãos governamentais e restringe a disponibilização de benefícios à comunidade. Para tanto, tais organizações devem constituir programas de gestão da integridade no intuito de identificar, analisar e apresentar respostas aos riscos de integridade, caracterizados como ações ou omissões que possam favorecer a ocorrência de fraudes ou atos de corrupção.
Problema de pesquisa: quais os potenciais riscos de integridade referentes aos objetivos sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)? Objetivo do artigo: identificar os potenciais riscos de integridade referentes aos objetivos sociais da UFTM.
São apresentados os conceitos referentes a riscos, suas principais fontes e tipologias; em seguida, são apresentados referenciais com relação à gestão de riscos corporativos; por fim, considerando os potenciais impactos dos riscos nos resultados das organizações, são apresentados modelos de avaliação de desempenho organizacional.
A abordagem proposta para a pesquisa é a qualitativa, de natureza descritiva, tendo sido utilizado o método de estudo de caso.Foram realizadas quatorze entrevistas com agentes do ambiente de valor da Universidade, transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo clássica. A análise do material empírico se deu à luz dos referencias relativos ao ambiente de valor, fontes de riscos e tipos de riscos de integridade.
Como resultados, identifica-se o predomínio do risco de omissão de agentes públicos no desenvolvimento das atividades inerentes ao cargo/função, e riscos de fraude em processos de compras. Quanto aos tipos de riscos de integridade, identificou-se o predomínio daqueles relativos ao abuso de posição ou poder em favor de interesses privados. Com relação à fonte dos riscos, o maior número de menções referiu-se aos riscos estratégicos, relacionados diretamente ao cumprimento dos objetivos sociais da UFTM, em especial aqueles atinentes à realização de pesquisas e ao desenvolvimento do conhecimento.
Com relação aos tipos, identificou-se o predomínio de riscos de integridade relativos ao abuso de posição ou poder em favor de interesses privados. Com relação à fonte, o maior número de menções referiu-se aos riscos estratégicos, relacionados diretamente ao cumprimento dos objetivos sociais da Universidade. Como limitações, destaca-se a sensibilidade do tema tratado, e as limitações do método adotado. Futuras pesquisas podem avançar na análise dos riscos de integridade, bem como da sua relação com o desempenho obtido pelas organizações.
CGU. Portaria Nº 57, de 4 de Janeiro de 2019. Brasília, Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2019. KAPLAN, R.S. Risk Management and the Strategy Execution System. Balanced Scorecard Report, Harvard Business Publishing. Vol. 11, No. 6, dez 2009, p. 01-06. OLIVA, Fábio Lotti. A maturity model for enterprise risk management. International Journal Of Production Economics. München, p. 66-79. jan. 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2019