Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO ENSINO TÉCNICO: MODELO ADOTADO PELO SENAC EM DIVINÓPOLIS-MG
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Metodologias Ativas de Aprendizagem
Modelo Pedagógico SENAC (MPS)
SENAC Divinópolis/MG

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Marcelo Agenor Espíndola
FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG) - Pedro Leopoldo
2 - Frederico Cesar Mafra Pereira
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Modelos de ensino têm sido rediscutidos a partir das recentes inovações tecnológicas no campo da Educação. A aprendizagem ativa, oferecendo ao aluno participação conjunta no processo, experimentação, estímulo à reflexão e desenvolvimento da visão crítica, tem se mostrado mais relevante, contribuindo para uma compreensão mais ampla e profunda do conhecimento, transformando as aulas em experiências vivas de aprendizagem. Essa questão convida professores a repensarem as propostas metodológicas educacionais, e a reinventarem a proposta da educação.
Diante do atual contexto, qual o sentido da escola para os estudantes, diante da facilidade de acesso a informações, sem limitações de tempo ou espaço, podendo interagir com o mundo inteiro? Assim, este artigo teve como objetivo geral analisar em que medida as metodologias ativas de aprendizagem (MMA) têm sido percebidas como contributivas para a formação dos alunos do SENAC Divinópolis (MG). Para tanto, estabeleceram-se como objetivos específicos levantar a percepção dos docentes e dos discentes em relação ao Modelo Pedagógico SENAC (MPS) e às metodologias ativas aplicadas.
Conceitos MMA (Moreira & Fontenele, 2011; Morán, Souza & Morales, 2015; Bacich & Moran, 2018); Principais MMA: Aprendizagem Baseada em Problemas; Sala de Aula Invertida; Study Case; Aprendizagem por Jogos; Peer Instruction; Just-in-Time Teaching; Summaê; Aplicações MMA - casos internacionais e nacionais (Valente, 2014; Guedes, Andrade & Nicolini, 2015; Guerra & Teixeira, 2016; Urias & Azeredo, 2017; Pequeno, Reis, Carmo & Cruz, 2017; Oliveira Neto, Gomes & Titton, 2017; Salvador & Ikeda, 2019; Heringer et. al., 2019; STHEM Brasil, 2019); Modelo Pedagógico SENAC (SENAC, 2017; 2018).
Realizou-se estudo de caso descritivo, de caráter quantitativo e qualitativo, tendo como unidade de análise o SENAC Divinópolis-MG. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de documentos técnicos pedagógicos, entrevistas semiestruturadas com docentes e instrumentos de coleta estruturados com discentes dos cursos técnicos em Administração Logística e Recursos Humanos, via amostra não probabilística intencional. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio da estatística descritiva básica, e dos dados qualitativos pela análise de conteúdo.
Foi possível identificar os benefícios da prática do MPS ao desenvolvimento profissional do docente, bem como as oportunidades de melhorias associadas ao processo, boas práticas e tecnologia. Observou-se que o MPS tem atingindo os seus objetivos na promoção de uma aprendizagem mais ativa, contribuindo para o desenvolvimento das competências profissionais dos docentes e discentes. Destaque para as metodologias ativas de 'Gamificação' e 'Estudo de Caso' como preferidas pelos discentes, e sugestões de melhoria da 'Sala de Aula Invertida' (SAI).
Docentes mais seguros na preparação e no desenvolvimento das MMA, recebendo feedback positivo dos discentes em relação ao aprendizado promovido. Quanto aos discentes, identificou-se que o MPS tem contribuído para um melhor aproveitamento das unidades curriculares e o desenvolvimento das suas competências. Em relação à aplicação das MMA via MPS, identificou-se que os docentes têm conseguido trabalhar a diversidade das metodologias, respeitando o contexto e as características de cada uma, devido ao treinamento recebido, o apoio do setor pedagógico e ajuda mútua entre os docentes.
Bacich, L., & Moran, J. (Orgs). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. Paiva, M.R.; Parente, J.R.; Brandão, I.R.; & Queiroz, A.H. (2016). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, 15(2), 143-153. SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. (2018). Departamento Nacional. Diretrizes do Modelo Pedagógico SENAC 2018. Rio de Janeiro: SENAC, Departamento Nacional.