Resumo

Título do Artigo

Inovação Social e Redes de Colaboração: uma análise sob perspectivas de processo e resultado
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Social
Redes de Colaboração
Valor Social

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Carolina Beltrão de Medeiros
Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ - Campus Apipucos
2 - Carla Regina Pasa Gómez
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O Brasil tem sido acometido pela epidemia da microcefalia desde 2015, trazendo uma necessidade de reconfiguração dos serviços de saúde e assistência social, a fim de atender às famílias, que desconheciam sobre a malformação e os seus direitos. Este tipo de problema, de caráter ainda pouco explorado, tem exigido novas formas de lidar com as dinâmicas de interação entre os atores envolvidos para encaminhamento de respostas adequadas aos contextos territoriais. E é dentro desta perspectiva que se apresentam as inovações sociais, temática multifacetada e emergente nos estudos em Administração.
A União de Mães de Anjos (UMA), associação de mães de bebês com microcefalia, surgiu a partir da identificação com a proposta das inovações sociais, sendo uma referência para a comunidade beneficiária, pela sua mobilização para formulação de políticas públicas para estes bebês. A fim de aprofundar o entendimento sobre as dinâmicas que permeiam o caso, que tem expandido suas práticas para outros territórios, o estudo tem como objetivo analisar o percurso de disseminação desta iniciativa de inovação social, a fim de entender as principais influências e práticas realizadas nesta trajetória.
As perspectivas de processo e resultado apresentadas na literatura proporcionam reflexões sobre como uma iniciativa de inovação social está caracterizada como tal a partir destes enfoques, para que seja possível proporcionar um maior subsídio para gestão de inovações existentes e estímulo para o desenvolvimento de novas iniciativas. Desta forma, entende-se que as inovações sociais necessitam ser investigadas a partir de uma abordagem que contemple o processo e o resultado no que concerne ao movimento de expansão destas iniciativas.
Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, com fins exploratório-descritivos; o método utilizado escolhido foi o estudo de caso; foram coletados dados primários (entrevistas e observação não participante) e secundários (documentos relacionados ao caso); os dados das entrevistas foram analisados por meio de análise de conteúdo categorial e pelo modelo de Medeiros (2018), que apresenta uma proposição que considera ambas as perspectivas de processo e resultado, consideradas como adequadas para analisar os percursos de expansão de iniciativas de inovação social.
A partir da análise realizada nas dimensões de processo e resultado do modelo, levando-se em conta as especificidades apontadas em suas categorias e indicadores, corrobora-se que esta iniciativa de inovação social foi apropriada pelos atores envolvidos e encontra-se na etapa de disseminação, atendendo às premissas do Modelo Teórico da Expansão de Iniciativas de IS (MEDEIROS, 2018), pela difusão das novas práticas para outros territórios, disponibilizando conhecimentos através dos indivíduos e suas redes (BEPA, 2010; MURRAY, CAULIER-GRICE, MULGAN, 2010).
À medida que a UMA tem conseguido resultados satisfatórios, como a melhoria da autoestima das famílias e um novo olhar da sociedade e do Estado para as crianças com a microcefalia, cresce o seu alcance como prática social, elaborando uma nova concepção de possibilidades para o desenvolvimento local, à medida que estende os seus pleitos para todas as crianças com deficiência. Desta forma, entende-se que a UMA configura-se como instância de inovação social que incentiva a colaboração entre os atores em sociedade e que tende a expandir-se como conceito e prática, podendo institucionalizar-se.
BEPA - BUREAU OF EUROPEAN POLICY ADVISERS. Empowering people, driving change. Social Innovation in the European Union. European Communities: Luxembourg, 2010. MEDEIROS, C. B.. Expansão de iniciativas de inovação social: uma proposição adaptativa para análise de percursos. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2018. MURRAY, R.; CAULIER-GRICE, J.; MULGAN, G. The Open Book of Social Innovation. London: NESTA/The Young Foundation, 2010.