Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAIS DE JOINVILLE: UMA ANÁLISE DAS CONVERGÊNCIAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão Estratégica
Ensino Superior
Educação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Maria Helena Nunes
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Mário César Barreto Moraes
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas

Reumo

As IES enquanto organizações, também estiveram ao longo dos anos expostas às mudanças globais que transformaram a sua gestão em um processo dinâmico e desafiador. Associado a essas mudanças de ordem geral, na última década no Brasil, houve um significativo crescimento no mercado das IES. Isto se deve principalmente às mudanças na regulamentação do setor que incentivaram a abertura de novas instituições, além de uma demanda latente e reprimida por educação superior no Brasil (CASSOL, 2006; INEP, 2013).
O tema deste artigo torna-se relevante tendo em vista que há diversos trabalhos anteriores sobre Gestão Estratégica no meio educacional, tanto para o ensino básico, quanto o ensino superior. Apesar disso, não foi encontrado nenhuma pesquisa recente sobre a Gestão Estratégica das Instituições de Ensino Superior Presenciais em Joinville, abrindo desta forma uma lacuna para este estudo em questão.
A educação, já foi considerada um privilégio excepcional nos tempos pré-modernos, limitada apenas aos governantes e ao sacerdócio, somente durante os últimos duzentos anos após o período de industrialização, a educação traduzindo-se em ensino e instrução, pretendeu expandir-se para toda a sociedade (DAWSON, 1961).
Para identificação das informações e dados necessários à analise desta pesquisa, foram aplicadas as entrevistas ao principal gestor de cada IES interna. Uma vez realizada as entrevistas, os dados foram tabulados e classificados segundo as características operacionais e de gestão estratégica de cada IES.
A análise dos resultados da pesquisa de campo possibilitou identificar características convergentes e divergentes na prática da gestão das instituições de ensino superior presenciais de Joinville. Finalmente, os resultados apresentados podem, em um contraponto, trazer a reflexão de propósito de modelo avaliativo e regulatório vigente na educação superior brasileira, para se limitar a repetição de mais do mesmo, ou seja, do mimetismo vigente.
ADLER, Mortimer J. A proposta paideia. 1a. ed. Brasília: Universidade de Brasília, 1984. ADORNO, W. Theodor. Educação e emancipação. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. ARRUDA, J. R. C. Políticas e indicadores da qualidade na educação superior. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya, 1997. BARNEY, J. B. Firm resources and competitive advantage. Journal of Management, v.17, p. 99-120, 1991. CASTOR, B. V. Jobim. Dicionário de termos de estratégia empresarial. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009. CASTRO, M. H. M. Estado e mercado na regulação da educação superior. 2010. Disponível em: http://www.schwar