Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIO BASEADO EM PROJETOS: O CASO DO INSTITUTO INTERNACIONAL DE FÍSICA
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Palavras Chave

Planejamento Estratégico
Negócio Baseado em Projetos
Gestão de Projetos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Waldelino Duarte Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
2 - Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGA)
3 - Rafael Rodrigues da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
4 - Josue Vitor de Medeiros Júnior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA/DEPAD/PPGA
5 - Manoel Veras de Sousa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA

Reumo

No artigo seminal de Lord (1993), verificou-se que as técnicas de gestão de projetos forneceram uma estrutura adequada para o gerente monitorar o progresso de implementação do planejamento estratégico sem necessariamente usar a autoridade hierárquica. Em outro estudo, Cocks (2010) observou que a aplicação de técnicas de gestão de projetos foi um fator importante e ajudou na implementação de planos estratégicos em vários tipos de organizações. Alsudiri et al. (2013) também observaram que a estratégia do negócio e a gestão de projetos precisam estar bem alinhadas para garantir o sucesso.
Este trabalho objetiva apresentar a processo de elaboração de planejamento estratégico do Instituto Internacional de Física (IIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em que o planejamento foi baseado no conceito de NBP, proposto por Veras (2017). O IIF é um instituto de pesquisa com vocação internacional, permanentemente voltado para as áreas de fronteira da física teórica. Desse modo, o planejamento estratégico elaborado para o Instituto foi estruturado em objetivos estratégicos alinhados a projetos, que o conduziu a um modelo de negócio baseado em projetos.
Veras (2017) resume o modelo de NBP a partir de um ciclo de melhoria contínua, o qual é constituído por cinco pontos que dão sustentação à inserção dos projetos como base de uma organização, quais sejam: “escolhas estratégicas”, gestão de portfólio de projetos, escritório de projetos, gestão dinâmica de projetos e melhoria da maturidade da gestão de projetos. Um negócio baseado em projetos deve ter uma estrutura que vincule o planejamento estratégico a projetos e que apoie a execução desses projetos, além de uma configuração padrão que oriente o gerenciamento de tais projetos.
Este artigo é classificado, quanto à abordagem, como uma pesquisa qualitativa básica. A coleta dos dados foi realizada por meio de observação participante entre os meses de julho e dezembro de 2018. Ao todo foram realizadas 58 reuniões que envolveram 98 horas de trabalho, aproximadamente. Quanto ao objeto de estudo, o IIF é responsável por impulsionar a internacionalização da física teórica produzida na UFRN por meio da produção científica de fronteira e de excelência, prezando pela valorização das pessoas, pelo comprometimento e pelas cooperações interinstitucionais.
As perspectivas do BSC do Instituto foram compostas por 6 seis grupos temáticos adaptados à natureza da instituição: Orçamento, Desenvolvimento Institucional, Pesquisa, Extensão, Intercâmbio e Resultados. Também foram definidos objetivos estratégicos para cada perspectiva criada. A utilização do conceito de NBP possibilitou, de forma clara, delimitar os projetos a partir do desdobramento dos objetivos estratégicos e com critérios de priorização e seleção, o que aumenta a probabilidade de sucesso (Freitas, 2016; Veras, 2017).
Este trabalho se dedicou a apresentar o processo de elaboração de planejamento estratégico do IIF, o qual teve sua construção inteiramente baseada no conceito de Negócio Baseado em Projetos. Enquanto resultado principal, verificou-se que a utilização do NBP permitiu a formulação de projetos a partir do desdobramento dos objetivos estratégicos, com critérios de priorização e seleção. Além disso, observou-se que a metodologia utilizada também proporcionou engajamento das partes envolvidas na elaboração do planejamento.
Lord, M. A. (1993). Implementing strategy through project management. Long Range Planning, 26(1), 76-85. Meskendahl, S. (2010). The influence of business strategy on project portfolio management and its success: a conceptual framework. International Journal of Project Management, 28 (8), 807-817. Musawir et al. (2017). Project governance, benefit management, and project success: towards a framework for supporting organizational strategy implementation. International Journal of Project Management, 35 (8), 1658-1672. Veras, M. (2017). Negócio baseado em projetos. Rio de Janeiro: Brasport.