Resumo

Título do Artigo

DE RECURSOS A CAPACIDADES DINÂMICAS: SEIS DÉCADAS DE CONTRIBUIÇÕES NO ESTUDO DO DESEMPENHO DIFERENCIADO DAS FIRMAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria baseada em recursos.
Teoria das Capacidades Dinâmicas.
Vantagem Competitiva.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - LINDA JESSICA DE MONTREUIL CARMONA
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd/FURB)
2 - Giancarlo Gomes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd e Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC
3 - MAURICIO JOÃO ATAMANCZUK
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO - Campus de Irati

Reumo

A Teoria Baseada em Recursos (TBR/RBV) e a Teoria das Capacidades Dinâmicas (TCD) têm sido consideradas como as abordagens líderes com foco na eficiência das firmas, analisadas tanto por separado como em conjunto, enriquecendo pela sua complementariedade, a análise do desempenho das firmas em ambientes dinâmicos de mercado. A TCD melhora os pressupostos da TBR, sendo mais eficiente em mostrar a natureza evolutiva de recursos e capacidades e conseguindo explicar melhor o desempenho diferenciado das firmas e os mecanismos de transformação geradores de vantagem competitiva.
O estudo das teorias baseadas em recursos e capacidades torna-se necessário pelo aumento inexorável na complexidade do ambiente corporativo, onde novos sistemas de produção, inovação e troca surgem a cada dia, ao passo que diversificados segmentos de consumidores emergem. Nesse contexto, diversos stakeholders defendem seus interesses, mesmos que intersectam os da firma e dos mercados. Assim, o objetivo desta revisão sistemática da literatura foi analisar a trajetória teórico-epistemológica da TBR e da TCD em relação ao desempenho e à geração de vantagem competitiva.
A origem da vantagem competitiva das organizações depende da posse de recursos que tenham as seguintes características (modelo valioso, raro, inimitável e não substituível-VRIN) (Barney & Hesterly, 2018). Mas, certamente, sustentar uma vantagem competitiva estratégica requer o desenvolvimento de capacidades dinâmicas (CDs) (Rumelt, Schendel, & Teece, 1994; Teece, 2007). Teece, Pisano e Shuen (1997) se referem às CDs ou competências da gestão estratégica para adaptar, integrar e reconfigurar recursos e funções em um ambiente de mudanças tomando em conta o dinamismo no ambiente de negócios.
A TBR examina o vínculo entre as características internas das firmas e o desempenho superior destas, sendo considerados recursos, todos os ativos, capacidades, processos, atributos, conhecimento, informação, etc., que permitem melhorar a eficiência e efetividade organizacionais. Já para TCD, as capacidades emergem de experiências de aprendizagem dependentes da trajetória histórica da organização e das escolhas dos gestores no processo decisório, mesmas que são limitadas pela base de conhecimentos e que requerem de caminhos ou trilhas para descobertas, que evolucionam em ações concretas.
Conquistar uma vantagem competitiva a partir de um conjunto de ativos e recursos não é um processo simples. Somente firmas com determinados recursos e capacidades podem ter vantagens competitivas para conseguir desempenho superior. A vantagem competitiva sustentável determina a habilidade de uma organização de reconfigurar e renovar constantemente seus estoques de recursos e capacidades, que estimulam a inovação e consequentemente a performance.
Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, 17(1), 99–120. Barney, J., & Hesterly, W. (2018). Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, Global Edition (6th ed.). New York: Pearson Education, Limited. Peteraf, M. A. (1993). The cornerstones of competitive advantage: a resource‐based view. Strategic Management Journal, 14(3), 179–191. Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic Capabilities and Strategic Management. Strategic Management Journal, 18(7), 509–533.