Resumo

Título do Artigo

Inovação no Ensino Superior: Revisão Sistemática da Literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

inovação
revisão
educação superior

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Adylson Sá dos Santos Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA - ADMINISTRAÇÃO
2 - JOSÉ EDNILSON DE OLIVEIRA CABRAL
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Paulo Henrique Studart Pinho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza

Reumo

A inovação tecnológica e o investimento em produção de conhecimento representam pontos chaves na inserção de um Estado em uma sociedade global. O desenvolvimento tecnológico, em especial das telecomunicações, dos meios de transporte e das tecnologias digitais, encurtou as distâncias e promoveu a globalização econômica e financeira. O investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação adquire, assim, papel geopolítico fundamental, pois pode ser o elemento principal em alavancar os efeitos positivos da globalização. Portanto, estabelece-se como premissa que os países que priorizarem a inovação poder
Do exposto, formula-se a seguinte questão de pesquisa: Como se caracteriza e evoluiu os estudos sobre o tema inovação na educação superior publicados nos principais periódicos nacionais e internacionais da área no período de 2011 a 2018? O objetivo geral é avaliar sistematicamente, por meio de uma pesquisa bibliométrica e sociométrica, o perfil e a evolução da produção científica internacional, relativo ao tema desenvolvimento da inovação na educação superior, no período de 2011 a 2018, publicados nos periódicos científicos da base de dados Scopus.
Segundo Lam (2010, p. 174), “A inovação é um processo de aprendizagem e a aprendizagem é um processo coletivo que ocorre dentro de um ambiente organizado”. Dessa maneira, a inovação origina-se da combinação de conhecimentos, entrelaçadas com as capacidades dos seus interlocutores, sendo ampliada com a inclusão de novas ideias e adicionada a recursos para garantir a viabilidade e a adaptabilidade a médio e longo prazo. Segundo Cardoso (1997), a inovação na área de educação deve assumir a perspectiva de “uma mudança deliberada e conscientemente assumida, visando a melhoria da ação educativa”.
Esse estudo tem por base a pesquisa bibliométrica e sociométrica, sendo que a primeira focaliza os aspectos quantitativos da produção; e, a segunda, busca analisar os relacionamentos estabelecidos entre os atores sociais por meio da construção de matrizes. A seleção das publicações foi realizada através dos sites da base de dados Scopus, identificando a frequência em que os periódicos trazem as palavras-chave High Education e Innovation. Foram utilizadas como ferramentas de avaliação, análise dos dados e de validação das informações, as plataformas digitais e SoSoftware BibExcel.
Analisando as 483 publicações selecionadas, entre artigos e revisões de artigos, que foram publicados no período entre 2011 e 2018 na base de dados da Scopus, tem-se um total de 501 autores, 281 periódicos, com a utilização de 501 palavras-chave, gerando um total de 789 citações. A análise da distribuição das publicações selecionadas, evidenciou uma evolução, uma pulverização entre os seus autores e dispersão de periódicos. As publicações foram agrupadas em oito clusters com as 63 palavras-chave principais, com as suas co-ocorrências totalizando 506 links fortes entre as palavras-chave.
As principais conclusões são de que: a grande dispersão de autores nas publicações do tema sugere esforços para criação de grupos de pesquisa específicos; o crescente interesse no tema deve continuar a ser incentivado; e, a formação do sistema neural de entrelaçamento entre os oito clusters identificados mostrou o links fortes entre determinadas palavras-chave .
ARAUJO, C. A. (2006). Bibliometria : evolução histórica e questões atuais. In Em Questão (Vol. 12, pp. 11–32). CAI, Y. From an analytical framework for understanding the innovation process in higher education to an emerging research field of innovations in higher education. The Review of Higher Education, v. 40, n. 4, p. 585–616, 2017. CARBONELL, J. 2002. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre, Artmed Editora, p 120. (Coleção Inovação Pedagógica). CARDOSO, A.P.P.O. 1997. Educação e inovação. Revista Millenium On-Line, 6. Disponível em: http://www.ipv.pt/ millenium/