Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA NEUROCIÊNCIA NA ÁREA DE SUSTENTABILIDADE: uma revisão integrativa da literatura sobre eyetracking e eletroencefalografia
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Eyetracking
Eletroencefalografia

Área

Marketing

Tema

Agronegócio, Alimentação e outros temas

Autores

Nome
1 - Natália Munari Pagan
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP
2 - Karina Munari Pagan
FEA-RP/USP - FEARP
3 - Janaina de Moura Engracia Giraldi
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
4 - Jorge Henrique Caldeira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEARP

Reumo

Tanto as organizações quanto os consumidores estão dispostos a participar do movimento global em direção às práticas sustentáveis (LEE et al., 2014). A utilização de ferramentas de neuromarketing possibilita uma maior interpretação do que os métodos de levantamentos tradicionais e permite uma maior precisão do que está sendo medido (LEWANDOWSKA et al., 2018). Essas ferramentas podem servir de ponte entre as pessoas e as decisões tomadas em relação ao consumo sustentável, ao uso de tecnologias verdes, gestão ambiental e tecnologia verdes.
Problema: Como as pesquisas na área de sustentabilidade utilizaram as ferramentas eyetracking e eletroencefalografia ? Objetivo é apresentar, por meio da revisão da literatura, pesquisas que aplicaram ferramentas de eyetracking e de EEG para avaliar aspectos da sustentabilidade no consumo
A fundamentação teórica se baseia na ferramenta eyetracking (DIMPFEL; MORYS, 2014; (SEBASTIAN, 2014; ĆOSIĆ, 2016, STANTON; SINNOTTARMSTRONG; HUETTEL, 2016), eletroencefalografia (DIAS; ZOGAIB; SILVA, 2005; ALMEIDA; OLIVEIRA ARRUDA, 2014; TAVARES, 2011; BERCEA, 2012; BAZANOVA; VERNON, 2014) e estudos que aplicaram estas duas ferramentas na sustentabilidade (LERMA; GIORGI, 2013; GUYADER; OTTOSSON; WITELL, 2017; DREXLER et al., 2018; SONGA et al., 2018, VAN HERPEN; VAN NIEROP; SLOOT, 2012; DOS SANTOS et al., 2015; VAN LOO et al., 2015; SAMANT; SEO, 2016).
Na discussão é apresentado aonde a ferramenta eyetracking e eletroencefalografia foram empregadas. Nota-se que estas foram empregadas para analisar rótulos e design de produtos verdes, orgânicos e sustentáveis, produtos alimentícios, rótulos de plantas, registrar as atividades cerebrais dos consumidores verdes durante o processamento de mensagens do marketing verde, reciclagem de resíduos de equipamentos eletrônicos e elétricos, investigar se o design, a propaganda e a promoção de produtos de uma abordagem sustentável de anúncios verbais geravam uma resposta emocional mais positiva
A utilização das ferramentas de eyetracking e de EEG nos estudos relacionados á sustentabilidade possibilitou uma maior interpretação do que os métodos de levantamento tradicionais e permitiu uma maior precisão do que estava sendo medido. Nos artigos sobre o eyetracking foram encontradas descobertas que auxiliam os administradores e pesquisadores a conhecer melhor sobre o desenho e a rotulagem de produtos. Já nos artigos de eletroencefalografia, foram vistos os mecanismos cerebrais envolvidos com a sustentabilidade.
ROYO, M.; CHULVI, V.; MULET, E.; GALÁN, J. Users’ reactions captured by means of an EEG headset on viewing the presentation of sustainable designs using verbal narrative. European Journal of Marketing, v. 52, n. 1/2, p. 159-181, 2018. SONGA, G.; SLABBINCK, H.; VERMEIR, I.; RUSSO, V. How Do Implicit/Explicit Attitudes and Emotional Reactions to Sustainable Logo Relate? A Neurophysiological Study. Food Quality and Preference, 2018. TAKAHASHI, R.; TODO, Y.; FUNAKI, Y. How Can We Motivate Consumers to Purchase Certified Forest Coffee? Evidence From a Laboratory Randomized Experiment.