Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UMA BASE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS FABRICANTES DE ESQUADRIAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

competências gerenciais
competências individuais
fabricação de esquadrias

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Djair Picchiai
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - SP
2 - Danilo Nelson Vailati Filho
FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA (FACCAMP) - Campo Limpo Paulista

Reumo

O cenário empresarial das MPEs brasileiras do segmento de fabricação de esquadrias vem passando por uma dinâmica de mudanças. Isto leva os empresários a refletirem sobre suas áreas de oportunidade e a geração de soluções alinhadas às novas exigências e padrões requeridos pelos clientes. Este artigo busca conhecer as percepções, trajetória profissional, uso e desenvolvimento das competências gerenciais na gestão dos negócios, além de verificar a aderência do profissional, as eventuais diferenças e o comprometimento destes frente às exigências do mercado consumidor.
O mercado de fabricação de esquadrias no Brasil vem passando por dinamizações, e as novas demandas da cadeia produtiva da construção civil exigem do empresário uma adequação para este novo momento. Portanto, torna-se importante conhecer a história de vida profissional, além de identificar as competências gerenciais e o perfil dos fabricantes de esquadrias exigido pelo mercado para a melhoria da gestão do negócio. Assim como verificar se estes empresários reconhecem a necessidade de desenvolvimento de suas competências gerenciais para a evolução da gestão da empresa.
O tema competência, seu desenvolvimento e sua gestão, estão associados a diferentes instâncias de compreensão pessoal (ou competência do indivíduo), organizacional e dos países (sistemas educacionais e formação de competências), revelando o grau de importância na administração de negócios contemporânea. Nesse horizonte Le Boterf (1995) afirma que o tema é de grande importância, mas ressalta que se trata ainda de ‘um conceito em construção’, ou, em outras palavras, ‘não é um estado, muito menos um conhecimento científico', e, portanto, é necessária uma compreensão ampla deste assunto.
Este estudo exploratório buscou explorar as percepções dos empresários do setor de esquadrias sobre o desenvolvimento de competências gerenciais. Foram selecionados 16 empresários dos estados de São Paulo e Santa Catarina, cujas informações foram coletadas por meio de entrevistas e auto avaliações. Conteúdos da revisão literária, e dados estatístico-descritivos também serviram de base para as análises.
Os resultados indicam um gap entre o perfil atual de competências gerenciais desenvolvidas e valorizadas pelos empresários e as competências gerenciais demandadas, conforme requisitos do mercado de esquadrias.
As competências gerenciais hoje desenvolvidas pelos empresários foram formadas principalmente por meio das experiências anteriores em empresas do ramo de esquadrias, inclusive nos casos de sucessão familiar, e também por meio do desenvolvimento natural de suas competências em função do tempo de vivência no negócio atual, em que a maioria das empresas conta com mais de cinco anos de operação. Verificaram-se necessidades de adequação destas competências para atender as exigências do setor da construção civil e dos seus clientes.
AMABILE, T. M. Motivating creativity in organizations: On Doing What You Love and Loving What You Do. California Management Review, 40(1),39-58, 1997; BADWAN, L.A. M.; MOURA, Ronald R. Aprendizado de Competências Gerenciais: Um Estudo de Caso dos Gestores de Equipe da Agência Bagé do Banco X, Universidade da Região de Campanha, Observatorio de la Economía, 2013; BECKER, B.E., HUSELID, M.A., ULRICH, D. The HR scorecard: linking people, strategy and performance. Boston, M.A: Harvard Business School Press, 2001. O restante das referências está no artigo.