Resumo

Título do Artigo

TIPOLOGIAS DE EMPREENDEDORES ACADÊMICOS E LIMITES E POSSIBILIDADES DA INTEGRAÇÃO COM EMPRESAS E O ESTADO.
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Palavras Chave

Empreendedorismo acadêmico
Universidade empreendedora
Interação universidade-empresa-governo

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Celso Fraga da silva
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Programa de Pós-Graduação em Administração/Mestrado – PPGAd Faculdade de Administração
2 - Américo da Costa Ramos Filho
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
3 - Sergio Ricardo Yates dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - LabRintos - Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços
4 - Thiago Borges Renault
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de Ciências Administrativas
5 - Marcus Vinicius de Araujo Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE

Reumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla, com uma abordagem fenomenológica em que foram coletadas, por meio de entrevistas conversacionais, descrições em profundidade e representativas das falas dos entrevistados. Portanto, como objetivos, o presente trabalho visa descrever tipologias de empreendedores acadêmicos, realizar uma teorização sobre empreendedorismo e descrever extratos dos relatos dessa pesquisa, em que foram observadas as experiências de cientistas empreendedores e suas interações com a tríade universidade-empresa-governo.
Os objetivos da pesquisa são: descrever tipologias de empreendedores acadêmicos, realizar uma teorização sobre empreendedorismo. A pesquisa guia-se pelas seguintes questões norteadoras: a) Como os cientistas acadêmicos percebem e descrevem suas experiências como empreendedores acadêmicos? b) Quais são as barreiras que impedem a interação universidade-empresa-governo pela ótica desses cientistas acadêmicos? c) Como os cientistas acadêmicos percebem e descrevem a interação entre a universidade, empresa e governo?
Na fundamentação teórica, realiza-se uma revisão da literatura sobre empreendedorismo acadêmico e apresentam-se estudos sobre tipologias de empreendedores acadêmicos, através de três estudos que explicitam modelos analíticos e complementares, com vistas a consubstanciar a discussão e a análise dos resultados. Os principais autores estudados na revisão da literatura foram: Shinn; Lamy (2006) – Lam (2010) – Sharif (2006) – Etzkowitz (2009) – Hayter et al. (2018).
Neste artigo escolheu-se utilizar uma metodologia qualitativa. Optou-se pela abordagem investigativa fenomenológica – uma abordagem heterodoxa ao fazer científico. Como técnica de recrutamento utilizou-se de uma amostragem não probabilística em redes denominada técnica bola de neve ou snowball. A amostra foi construída a partir de atores-chave nomeados como sementes – primeiros indivíduos contatados com conhecimento e influência na rede de atores a ser estudada. A pesquisa centrou-se em longas entrevistas semiestruturadas de conversação com quinze pesquisadores de duas universidades públicas.
Os temas das entrevistaram versaram nos seguintes pontos: a) motivações, experiências e desafios empreendedores; b) interação entre universidade, indústria e governo; c) financiamento pelo capital público e privado; d) o Novo Marco Legal da CT&I; e e) empreendedorismo acadêmico na universidade pública. Estabeleceu-se uma subdivisão em 04 grupos para que se pudesse identificar e comparar as configurações intersubjetivas das diferentes percepções dos entrevistados. Os grupos caracterizados foram: Ciências da Saúde e Biológicas, Gestores, Ciências Exatas e da Terra e Engenharia.
Espera-se que este artigo possa ser um guia introdutório para novas pesquisas que identifiquem limites e possibilidades de políticas de incentivo ao empreendedorismo acadêmico, que são geralmente realizadas sem uma compreensão da lógica de atuação de cientistas acadêmicos que possuem potencial para empreender e inovar no dia a dia do ecossistema de inovação. Nesse sentido, faz-se mister que os pesquisadores e professores com perfil acadêmico reconheçam que a diversidade de perfis de seus pares está atrelada ao conceito – “Universidade”.
LAM, Alice. From ‘ivory tower traditionalists’ to ‘entrepreneurial scientists’? Academic scientists in fuzzy university—industry boundaries. Social studies of science, v. 40, n. 2, p. 307-340, fev. 2010. SHARIF, Naubahar. Emergence and development of the National Innovation Systems concept. Research policy, v. 35, n. 5, p. 745-766, jun. 2006. SHINN, Terry; LAMY, Erwan. Paths of commercial knowledge: Forms and consequences of university–enterprise synergy in scientist-sponsored firms. Research policy, v. 35, n. 10, p. 1465-1476, dez. 2006.