Resumo

Título do Artigo

BPM e Transformação Digital
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Palavras Chave

BPM
Transformação Digital
Gestão de Processos de Negócios

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Fernando Passeri Lavrado
FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - CENTRO - RJ

Reumo

Em época de transformação digital e mudanças aceleradas, as empresas devem construir e configurar seus processos internos da melhor forma que as possibilitem obter vantagens competitivas. O presente artigo apresenta uma breve revisão para as definições dos construtos Transformação Digital e Gestão de Processos de Negócios (Business Process Management – BPM) e, por meio de breve pesquisa na literatura, procura detectar as relações entre esses dois conceitos no contexto das organizações.
Este estudo procura identificar se a gestão tradicional de processos de negócios (BPM) é uma facilitadora ou uma barreira para as estratégias de transformação digital das empresas.
"Transformação Digital é a transformação profunda e acelerada de atividades de negócios, processos, competências, e modelos para alavancar totalmente as mudanças e oportunidades trazidas pelas tecnologias digitais e seus impactos na sociedade de forma estratégica e priorizada.” (DERMIKAN et al., 2016). Brocke e Rosemann (2010) afirmam que BPM é um conceito relacionado ao controle, adaptação e otimização de processos de negócio. O BPM tem como objetivo o aumento de desempenho das empresas buscando a melhor forma de configurar e controlar seus processos.
As técnicas, ferramentas e métodos atuais de BPM não são capazes de gerar a visão de processos necessária para a abordagem exploratória para a inovação e transformação digital.Os modelos de referência de processos como ITIL ,SCORe mesmo os sistemas empresariais ERP, SCM e CRM não costumam ser origem de inovações significativas. Seguindo o espírito de inovação aberta de processos, os novos modelos de referência de processos devem se guiar por processos menores ou partes de processos e possuírem pequena latência para para que as tecnologias novas sejam rapidamente convertidas nestes modelos.
Neste estudo, o reconhecimento de proposições dos autores analisados no tocante às interações entre transformação digital e BPM oportunizou a formulação de uma proposição central: A existência de uma relação de influência mútua entre a transformação digital e a gestão de processos de negócio onde o primeiro viabiliza e induz a elaboração de novos processos (ou a reformulação de processos existentes), enquanto a segunda pode ser tanto um fator de facilitação ou de barreira para a implantação da transformação digital.
BROCKE; ROSEMANN (2010) Handbook on Business Process Management 1,International Handbooks on Information Systems. Berlim: Springer. DERMINKAN, H.; SPOHRER, J.C.; WELSER, J.J. (2016) Digital innovation and strategic information. IEEE IT Pro. ROSEMANN M. (2014)Proposals for Future BPM Research Directions. In: Ouyang C., Jung JY. (eds) Asia Pacific Business Process Management. AP-BPM 2014. Lecture Notes in Business Information Processing, 181. VENKATRAMAN, N.(1994).IT-Enabled Business Transformation: From Automation To Business Scope Redefinition. Sloan Management Review.