Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA FINANCEIRA NA PECUÁRIA DE CORTE: ESTUDO DE CASO EM UMA PROPRIEDADE RURAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

viabilidade econômica financeira
administração rural
empresa rural

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - EDUARDO GIAROLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios
2 - Lucas Alves Ferreira Tomé
-
3 - RAFAELINO RAMOS DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Monica

Reumo

O objetivo deste relato é analisar os resultados econômicos e financeiros de uma propriedade rural que atua na atividade de pecuária de corte que vem fazendo a transição de um sistema de engorda de bovinos extensivo para o intensivo a pasto e em confinamento. Contribui-se com a avaliação da viabilidade econômica e financeira de um sistema de pecuária de corte intensivo visando a estruturação e profissionalização da empresa rural em questão como fonte de informações sobre índices da atividade em estudo.
A realidade a ser investigada foi uma empresa agropecuária que atua no setor da pecuária de corte no Brasil. O empreendimento encontra-se no Estado de Goiás, Brasil. A empresa agropecuária analisada situa-se na região do Vale do Paranã na cidade de Formosa-GO possuindo uma área de 1058,65 hectares. A empresa possuía um sistema extensivo que não estava proporcionando crescimento e boa rentabilidade. Através da adoção de análises econômicas e financeiras foi possível adotar medidas como a intensificação do sistema produtivo.
Foi realizado uma análise técnica, na empresa agropecuária em estudo, através de levantamento por georreferenciamento. Foi utilizado dados de 12 meses para estudo do potencial produtivo e econômico da propriedade. A análise demonstrou que a propriedade atualmente opera com pastos degradados entre 12% e 30% de sua área total, de acordo com a época do ano. Os pastos de alta produção variam entre 0% e 14%, dependendo da época do ano. Considerando um manejo assertivo e uma reforma de pastagens com replantios e correção de solos seria possível aumentar o número de UA da propriedade em até 3 vezes.
Considerando a base de dados foram avaliados: faturamento, controle de custos (diretos, indiretos, fixo e variáveis), margem de contribuição, DAF (despesas administrativas financeiras), resultado bruto, tributos sobre o resultado, resultado após o imposto de renda, investimentos, resultado final e endividamento. Foram fornecidos, também: o mapa do rebanho (estoque), a taxa de desfrute e as dietas utilizados no sistema a pasto e confinamento que são praticados na propriedade. Sendo esses os dados para compor a viabilidade econômica e financeira da empresa rural estudada.
Notou-se que nos períodos avaliados de 2016 a 2018 os índices em sua grande maioria tiveram uma evolução positiva o que demonstra a viabilidade do negócio e possibilidade de investimento e aumento da capacidade estrutural para crescimento do empreendimento. Pode-se associar que neste tipo de atividade a tecnologia utilizada, em conjunto com uma análise de dados, tem muito a contribuir para outras empresas do setor e a sociedade. Uma mudança no modelo de gestão e utilização e interpretação de indicadores pode-se obter resultados positivos no negócio.
A contribuição inovadora que se propõe este relato é a de estimular através de estudos e utilização de dados econômicos e financeiros a possibilidade da avaliação de uma atividade empresarial. Busca-se, assim, através de mudanças em sistemas de produção e gestão adotadas a possibilidade de viabilização do negócio. Contribuindo com o conhecimento técnico e científico para outros players do setor e a otimização do contexto econômico e social do país.