Resumo

Título do Artigo

Redes de Cooperação Tecnológica em Biotecnologia: Um Estudo Bibliométrico
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes de Cooperação Tecnológica
Bibliometria
Biotecnologia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - João Marcos Almeida
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Priscila Rezende da Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Tem sido crescente as evidências da importância dos mecanismos de cooperação entre as empresas frente a dinâmica das inovações tecnológicas. As pesquisas têm demonstrado que não são suficientes as abordagens centradas exclusivamente nas competências internas das empresas, especialmente no caso das atividades onde são maiores a complexidade científica e tecnológica, bem como a frequência da inovação (Côrtes, Pinho, Fernandes, Smolka, & Barreto, 2005).
Este artigo busca identificar os fatores convergentes do campo conceitual das redes de cooperação tecnológica em biotecnologia. O método utilizado foi o bibliométrico. Realizou-se uma análise fatorial (software Bibexcel) e o teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) (software SPSS).
As redes de cooperação tecnológica surgem como um elemento essencial, que permite às organizações compartilharem suas competências e contribuem para o desenvolvimento de tecnologias de forma mais rápida e intensiva. (Balestrin & Verschoore, 2016). O setor de biotecnologia é terreno fértil para a formação de redes de cooperação tecnológica e apresenta expressivas taxas de crescimento, o que faz com que tal setor assuma papel importante do ponto de vista das estratégias de consolidação da economia baseada no conhecimento, por promover a competitividade, alavancar o crescimento em rede e criar em
Destaca-se a teoria sobre estratégia para cooperação interorganizacional proposta por Hagedoorn (1993), onde o autor afirma que a cooperação entre empresas tem como motivadores principais os interesses em pesquisa básica e aplicada ou está associada à uma estratégia em rede de acesso a mercados.
O objetivo dessa pesquisa foi identificar os fatores convergentes do campo conceitual das redes de cooperação tecnológica em biotecnologia, para tal, o método utilizado foi o bibliométrico. Os resultados apresentados por esta pesquisa demonstram evidências que sustentam a congruência de frentes de investigação no campo conceitual das redes de cooperação tecnológica.
Ahuja, G., & Katila, R. (2001). Technological acquisitions and the innovation performance of acquiring firms: A longitudinal study. Strategic management journal, 22(3), 197-220. Etzkowitz, H., & Leydesdorff, L. (2000). The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, 29(2), 109-123. Guedes, V. L., & Borschiver, S. (2005). Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica.