Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE COCITAÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empresas familiares
Conselho de administração
Bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra funda
2 - José Eduardo Valladares Teixeira
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Neste artigo foram empregadas técnicas bibliométricas em trabalhos publicados em 62 periódicos internacionais da área, voltados à administração, gestão e negócios, os trabalhos mais influentes, as abordagens conceituais empregadas e a evolução do conhecimento produzido sobre conselho de administração em empresas familiares. Os artigos da amostra foram submetidos às análises de citação e de cocitação. Uma análise fatorial exploratória também foi executada com o objetivo de identificar subcampos de uniformidade conceitual.
As empresas familiares são objeto de estudos e tema de discussões, pelo fato de representar grande importância para a economia, exercendo enorme influência, seja quanto a sua produtividade ou a sua empregabilidade. O interesse acadêmico neste tópico aumentou substancialmente, com estudos destacando o potencial do conselho de contribuir para o desempenho e a continuidade dos negócios O objetivo deste artigo foi demonstrar a existência de trabalhos prévios teóricos e empíricos sobre os conselhos de administração dentro do ambiente organizacional de empresas familiares.
A importância da tarefa de controle do conselho está fundamentada na teoria da agência, que destaca o risco de que tomadores de decisões organizacionais se engajem em comportamentos oportunistas que maximizam seus próprios interesses pessoais e gastam esforços insuficientes para atingir os objetivos firmes acordados, Jensen e Meckling (1976). Dentro do domínio da pesquisa o tema governança dos conselhos de administração tem recebido grande interesse, segundo Zahra (2004), refletindo a preocupação dos pesquisadores de empresas familiares com questões de sobrevivência e sustentabilidade.
A Bibliometria da literatura revelou que estudos com uma perspectiva administrativa interna de conselhos contribuíram mais para esse entendimento. Neste trabalho observou-se que as bases conceituais têm sido desenvolvidas sob as lentes da teoria da agência e suas derivações, como oportunismo, conflito de interesses, governança e custo de agência, bem como aspectos da composição do conselho e as relações entre estruturas, processos e o desempenho das tarefas dos conselheiros nas empresas familiares.
O artigo oferece uma exposição de artigos que discutem integrativas teorias, identificando abordagens multi-teóricas, contextualizadas para o estudo de conselhos de administração em empresas familiares, fundamentais para o futuro.
Acedo, Borgatti, Burkart, Casillas, Chen, Coles, Corbetta e Salvato, Jensen La Porta, Lin, Lubatkin, Pilkington, Serra, Shafique, Schulze Tagiuri, Uhlaner, Vogel, White, Zahra, Zupic