Resumo

Título do Artigo

O USO DO DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

desing thinking
metodologia de ensino
ensino aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - DAYSE LIZ DAS GRACAS CONCEICAO
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Afonso Pena
2 - cristiana fernandes de muylder
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Programa de Doutorado e Mestrado em Administração
3 - Ericson Marquiere Reis Silva
-

Reumo

O tema deste trabalho é o Design Thinking (DT) como metodologia para o ensino da Matemática Financeira em um curso técnico de Administração do Instituto Federal do Sul de Minas. O DT não é só uma proposta centrada no ser humano, mas profundamente humana e se baseia na capacidade do ser humano em: ser intuitivo, reconhecer padrões, desenvolver ideias com significado emocional, ultrapassando as barreiras do funcional. Neste trabalho a sala de aula foi o laboratório de aplicação da visão teórica a prática utilizando o DT como método de ensino e o professor como facilitador deste processo.
O Design Thinking (DT) como metodologia para o ensino pode provocar uma reação positiva no processo de aprendizagem da Matemática Financeira? A partir da utilização da prática do DT como metodologia de ensino, analisar se tal método provoca uma reação positiva no processo de aprendizagem da matemática financeira do aluno do 1º período do Técnico de Administração do IF Sul de Minas. Demonstrar as contribuições do DT na solução de problemas em sala de aula; as fases do DT, tentar identificar as principais necessidades de aprendizagem e e com elas criar ideias inovadoras de ensino.
O curso Técnico em Administração, forma o indivíduo hábil à prática profissional, que compreende questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras em diferentes organizações, assegurando o domínio das responsabilidades funcionais. Neste trabalho a aprendizagem é o processo em que o conhecimento é adquirido pela experiência, refletindo as reações e as comparando com a realidade. Durante a formação do Administrador é possível utilizar diversas metodologias para alcançar os objetivos e aqui, o design thinking que tenta encontrar com recursos disponíveis.
O design thinking foi uma metodologia eficiente, os autores consideram que como o experimento foi realizado em única turma não é possível afirmar com segurança se a metodologia teria o mesmo resultado, com outros alunos, conteúdos disciplinas, assim sugere-se a aplicação de tal método com outros alunos para confirmar com segurança tal eficiência. Nas fases do design thinking foi possível identificar que a sua utilização é uma ideia inovadora e alcança as principais necessidades de aprendizagem e desperta a interação entre os alunos a fim de obterem a solução dos problemas propostos.
Considerando o objetivo geral deste trabalho identificou através dos relatos dos alunos e até observando os comportamentos em sala de aula que a grande maioria, ou se não todos, se envolveram de forma muito positiva, demonstrando durante toda a atividade o desejo de se ajudarem, o espírito colaborativo, o senso de equipe e uma grande preocupação pelo entendimento de todos os envolvidos na atividade. Ao analisar os objetivos específicos conclui-se que o uso do design thinking pode contribuir para o envolvimento dos alunos durante a construção das soluções de problemas propostos em sala de aula.
BROWN, Tim; Design Thinking. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro, 2010. HARTZ, Ani Mari; SCHLATTER, Gabriel Vianna. A construção do trabalho de conclusão do curso por meio da metodologia ativa team-based learning/developing final course monographs using a team-based learning methodology. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 1, p. 73, 2016. KOLB, Alice Y.; KOLB, David A. Experiential learning theory: A dynamic, holistic approach to management learning, education and development. The SAGE handbook of management learning, education and development