Resumo

Título do Artigo

A ANÁLISE DA FERRAMENTA MDA – MODELO DE DECISÕES POR AXIOLOGIA, APLICADO AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

MODELO DE DECISÕES POR AXIOLOGIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
GESTÃO DE CARREIRA

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - GeCaPEP / DCAd-ICSA

Reumo

Um planejamento estratégico pessoal (PEP) é uma maneira de uma pessoa poder assumir o controle de sua vida e carreira, que busca orientar cada pessoa quanto ao seu propósito de vida. O planejamento pessoal pode contribuir para a autor-realização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O estudo do tema valores pessoais e a sua relação com o tema PEP foi o alvo de investigação do desenvolvimento deste trabalho. O uso dos valores pessoais no estudo do PEP poderá permitir um trabalho de orientação profissional e pessoal individualizado.
Coachees ou indivíduos não possuem a identificação correta dos valores pessoais. Questão de pesquisa: Como identificar e utilizar no processo os valores pessoais de um coachee em um PEP, que são fundamentais para subsidiar as escolhas, a tomada de decisão e predizer o comportamento de um indivíduo, na definição de metas de planejamento sustentáveis? O objetivo do trabalho foi apresentar um modelo que auxilie o indivíduo a vincular a hierarquia de seus valores pessoais com a identificação dos elementos necessários para a elaboração do seu PEP de forma sustentável em longo praz
Não existe entre os principais modelos PEP identificados de forma acadêmica e científica, nenhum modelo que utilize um inventário de valores para investigar, identificar e hierarquizar os valores pessoais dos indivíduos que são orientados no processo. Todos os modelos atuais de PEP não fazem referência à necessidade de análise dos valores pessoais ou quando citam os valores, não utilizam instrumentos de investigação de valores pessoais para identificar qual a natureza natureza motivacional do indivíduo. Eles são generalistas e não permitem um planejamento individualizado.
Pesquisa Bibliométrica. Pesquisa Quantitativa. Análises Multivariadas. Amostra foi incidental, survey, com 355 respondentes. Grupo controle. Instrumento de pesquisa original e validado. A população escolhida foi composta de pessoas que possuem maturidade para entender as alternativas excludentes da carreira, dos relacionamentos sociais, das escolhas sobre benefícios, remuneração e incentivos profissionais. Por isso, foram selecionadas pessoas que estivessem ativas no mercado de trabalho e já estivessem com uma trajetória de carreira consolidada.
Houve base para a proposição de um modelo de discriminação de tomada de decisão de longo prazo com base axiológica, permitindo a geração de grupos distintos de comportamentos padronizados quando indivíduos, de forma conjunta, desenvolvem um planejamento estratégico pessoal. O modelo foi proposto em 3 fases, a partir de 8 passos distintos, com suporte teórico e com análise dos resultados obtidos em amostra consistente e válida para as proposições. A hipótese não foi rejeitada.
O Modelo de Decisões por Axiologia foi desenvolvido para que a tomada de decisão dos indivíduos fosse projetada sobre uma base axiológica (de orientação e hierarquização de valores pessoais) e que os critérios envolvidos nessa tomada de decisão, ou seja, a transição do presente para o futuro, fosse alcançada com maior eficácia e sustentabilidade no longo prazo, permitindo maior eficácia e o alcance dos resultados desejados em um processo de PEP, por meio da identificação de Metas de Planejamento. Os indivíduos podem ser divididos em quatro grupos distintos para a orientação profissional.
ADSIT, T. Passaport to Success. Strategic Planning at the Personal and Professional Levels. Maryland-USA: Rowman & Littlefield, 2013. SCHWARTZ, S. H. Studying Values: Personal Adventure, Future Directions. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 42, n. 2, March 2011, p. 307-319. SCHWARTZ, S. H. Basic values: how they motivate and inhibit prosocial behavior. w: M. Mikulincer I P. Shaver (red.) Herzliya symposium on personality and social psychology. Washington: American Pychological Association Press, 2009.