MODELO DE DECISÕES POR AXIOLOGIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
GESTÃO DE CARREIRA
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Carreiras e Competências
Autores
Nome
1 - Marcello Vinicius Doria Calvosa UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - GeCaPEP / DCAd-ICSA
Reumo
Um planejamento estratégico pessoal (PEP) é uma maneira de uma pessoa poder assumir o controle de sua vida e carreira, que busca orientar cada pessoa quanto ao seu propósito de vida. O planejamento pessoal pode contribuir para a autor-realização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O estudo do tema valores pessoais e a sua relação com o tema PEP foi o alvo de investigação do desenvolvimento deste trabalho. O uso dos valores pessoais no estudo do PEP poderá permitir um trabalho de orientação profissional e pessoal individualizado.
Coachees ou indivíduos não possuem a identificação correta dos valores pessoais. Questão de pesquisa: Como identificar e utilizar no processo os valores pessoais de um coachee em um PEP, que são fundamentais para subsidiar as escolhas, a tomada de decisão e predizer o comportamento de um indivíduo, na definição de metas de planejamento sustentáveis? O objetivo do trabalho foi apresentar um modelo que auxilie o indivíduo a vincular a hierarquia de seus valores pessoais com a identificação dos elementos necessários para a elaboração do seu PEP de forma sustentável em longo praz
Não existe entre os principais modelos PEP identificados de forma acadêmica e científica, nenhum modelo que utilize um inventário de valores para investigar, identificar e hierarquizar os valores pessoais dos indivíduos que são orientados no processo. Todos os modelos atuais de PEP não fazem referência à necessidade de análise dos valores pessoais ou quando citam os valores, não utilizam instrumentos de investigação de valores pessoais para identificar qual a natureza natureza motivacional do indivíduo. Eles são generalistas e não permitem um planejamento individualizado.
Pesquisa Bibliométrica. Pesquisa Quantitativa. Análises Multivariadas. Amostra foi incidental, survey, com 355 respondentes. Grupo controle. Instrumento de pesquisa original e validado. A população escolhida foi composta de pessoas que possuem maturidade para entender as alternativas excludentes da carreira, dos relacionamentos sociais, das escolhas sobre benefícios, remuneração e incentivos profissionais. Por isso, foram selecionadas pessoas que estivessem ativas no mercado de trabalho e já estivessem com uma trajetória de carreira consolidada.
Houve base para a proposição de um modelo de discriminação de tomada de decisão de longo prazo com base axiológica, permitindo a geração de grupos distintos de comportamentos padronizados quando indivíduos, de forma conjunta, desenvolvem um planejamento estratégico pessoal. O modelo foi proposto em 3 fases, a partir de 8 passos distintos, com suporte teórico e com análise dos resultados obtidos em amostra consistente e válida para as proposições. A hipótese não foi rejeitada.
O Modelo de Decisões por Axiologia foi desenvolvido para que a tomada de decisão dos indivíduos fosse projetada sobre uma base axiológica (de orientação e hierarquização de valores pessoais) e que os critérios envolvidos nessa tomada de decisão, ou seja, a transição do presente para o futuro, fosse alcançada com maior eficácia e sustentabilidade no longo prazo, permitindo maior eficácia e o alcance dos resultados desejados em um processo de PEP, por meio da identificação de Metas de Planejamento. Os indivíduos podem ser divididos em quatro grupos distintos para a orientação profissional.
ADSIT, T. Passaport to Success. Strategic Planning at the Personal and Professional Levels. Maryland-USA: Rowman & Littlefield, 2013.
SCHWARTZ, S. H. Studying Values: Personal Adventure, Future Directions. Journal of Cross-Cultural Psychology, v. 42, n. 2, March 2011, p. 307-319.
SCHWARTZ, S. H. Basic values: how they motivate and inhibit prosocial behavior. w: M. Mikulincer I P. Shaver (red.) Herzliya symposium on personality and social psychology. Washington: American Pychological Association Press, 2009.