Resumo

Título do Artigo

REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO NACIONAL EM GOVERNANÇA CORPORATIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança Corporativa
Produção Nacional
Revisão Sistemática

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Susana Sales da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração Geral
2 - Lucas dos Santos Costa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
3 - Lizandra Ariane Machado de Castro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Administração Geral

Reumo

O acesso à informação e as tecnologias digitais permitem a realização de pesquisas científicas mais facilmente, gerando um crescimento no nº de publicações. Periodicamente, os estudos precisam ser sintetizados para compreender as temáticas em discussão, delinear o estado da arte e traçar uma agenda de pesquisas futuras. O tema da GC emerge como um assunto considerado fértil para estudos, devido a importância da promoção de mudanças dos modelos de gestão. Assim, estudos de revisão da literatura sobre a temática são pertinentes permitindo o delineamento e discussão de futuros trabalhos.
O objetivo do artigo é sistematizar as pesquisas qualificadas da área de Governança Corporativa (GC) publicadas em âmbito nacional, preenchendo lacunas que pesquisas de revisão da literatura anteriores ainda não alcançaram em seus resultados. Além disso, pretende-se sugerir pontos que precisam ser desenvolvidos nas pesquisas futuras e na agenda nacional de estudos em GC.
O artigo sintetiza revisões já realizadas sobre GC, utilizando o espaço destinado ao referencial teórico para discutir os trabalhos de revisão da literatura já publicados. Após levantamento nas bases da SciELO e Google acadêmico, foram encontrados alguns trabalhos responsáveis por sintetizar o conhecimento na área. São apresentados os resultados dos trabalhos de Bomfim (2006), Bianchi, Silva, Gelatti e Rocha (2009), Jacometti (2012), Ribeiro, Costa e Ferreira (2015), Ribeiro e Santos (2015), Cunha, Deretti e Silva (2015), Costa e Carvalho (2016) e Kreuzberg e Vicente (2019).
Quanto ao nº de artigos publicados, tem-se um aumento médio de 1,52 de publicações na área de GC por ano, entre 2002-2018. A média de autores por artigo é 2,58, confirmando resultados de estudos anteriores. Predomina a abordagem quantitativa. A Revista Contabilidade & Finanças é o principal periódico em nº de publicações. 72% das publicações está em revistas com Qualis A2 e 24% em B1. A Teoria da Agência é a mais usada. O princípio de Transparência é o mais tratado (52,6%), depois a responsabilidade com 22%, accountability com 14% e a equidade, em apenas 5 artigos.
A partir da quantidade média de autores e abordagens metodológicas, sugere-se uma tendência nas próximas pesquisas: aumento no número médio de autores por trabalho. Conclui-se também que a maioria dos trabalhos na área tratam da transparência, seguido pela responsabilidade corporativa e accountability, sendo equidade o tema de menor ênfase. Percebe-se a predominância da teoria da agência. Sugere-se o uso de abordagens multi-teóricas para englobar aspectos não captados pela teoria. Os estudos nacionais de GC apresentam aspectos teóricos que carecem de discussão conjunta com as análises.
Kitchenham, B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Kreuzberg, F., & Vicente, E. F. R. (2019). Para Onde Estamos Caminhando? Uma Análise das Pesquisas em Governança Corporativa. Revista de Administração Contemporânea, 23(1), 43–66. Ribeiro, H. C. M., & Santos, M. C. dos. (2015). Perfil e Evolução da Produção Científica do Tema Governança Corporativa nos periódicos Qualis / Capes Nacionais: Uma Análise Bibliométrica e de Redes Sociais. SciELO Brasil. (2014). Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos. São Paulo.