Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES ENTRE AS INSTITUIÇÕES FORMAIS E AS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Instituição Formal
Capacidade Relacional
Desempenho de alianças estratégicas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Elio A. Fraga
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Walter Bataglia
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA / CCSA

Reumo

O Ensaio analisa as alianças estratégicas, é um tipo de redes interfirmas singular na obtenção de vantagem competitiva provocado pelo aumento da concorrência, a limitação dos recursos e a necessidade de fazer mais levando ao aumento do interesse em parcerias e formação de alianças, uma importante fonte de competitividade da empresa. Analisa os pontos essenciais relacionados as influencias das instituições formais com aliança estratégica contratual e o caminho subsequente na obtenção de uma relação de longo prazo. Incorpora os conceitos de capacidade relacional e desempenho de aliança.
Quais as relações entre as instituições formais, a capacidade relacional e o desempenho das alianças estratégicas?
As base Cunningham e Calligan (1990) competitividade por meio de redes de relacionamentos, Hamel (1991) aprendizagem entre parceiros em alianças estratégicas, Auster (1994) perspectivas teóricas e ligações interorganizacionais, Gulati, (1995a) a relação entre transações repetidas e confiança, Schilke e Goerzen (2010) capacidade relacional, Gofredo e Bataglia (2015) a coordenação interorganizacional e Doz (1996) processo de aprendizagem em alianças estratégicas e gestão de colaborações em mercados de produtos baseados em tecnologia,North (1990) e Holmes Jr. et al (2013) instituições.
(1) As instituições formais são flexíveis e podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade relacional com impacto direto no desempenho da aliança estratégica. (2) As instituições formais podem contribuir positivamente para a melhoria no desempenho da aliança estratégica e (3) Os fatores determinantes da capacidade relacional e as instituições formais contribuem com a valorização e a melhoria no desempenho das alianças estratégicas.
As instituições formais têm influências positivas nas alianças estratégicas brasileiras por meio da definição de regras e de promoção do aprendizado nas redes de relacionamento, inteligência sobre mercados, redução de custos dos processos de negócio e da imagem no mercado nacional. Elas também influenciam negativamente com a burocracia excessiva na criação de barreiras legais para o negócio.
CUNNINGHAM, Malcolm T.; CULLIGAN, K. L. Competition and Competitive Groupings: An Exploratory Study in Information Technology Markets. Understanding Business Markets, Academic Press, Londres, p. 137-159, 1990. GOFREDO, Tânia Regina; BATAGLIA, Walter. Os mecanismos de sincronização em alianças estratégicas. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 8, n. 4, p. 633-649, 2015. HOLMES JR, R. Michael et al. The interrelationships among informal institutions, formal institutions, and inward foreign direct investment. Journal of Management, v. 39, n. 2, p. 531- 566, 2013.