Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO EM EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS PUBLICAÇÕES NA PLATAFORMA WEB OF SCIENCE ENTRE OS ANOS DE 1996 A 2018.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação em Empreendedorismo
Leis Bibliométricas
Web of Science

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Ramon Luiz Arenhardt
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Ciências contábeis
2 - Edmilson de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA e MPGE
3 - Heitor Lopes Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Campus Rondonópolis

Reumo

A relevância da EE na sociedade cresce e num período de mais de 30 anos, IES pelo mundo incluíram em seus currículos esta temática (Kuratko, 2005). Ser empreendedor não se restringe a pessoas capazes de reconhecerem oportunidades, mas também a pessoas propícias a assumirem riscos, que possuam autoconfiança e estabeleçam redes de informações (Filardi, Barros, & Fischmann, 2014). A educação “trata-se do estabelecimento de comportamentos que serão vantajosos para o individuo em algum tempo futuro” Skinner (2003, p.473). A, EE, prepara o individuo para situações que ainda não surgiram.
Pretende-se investigar a seguinte questão: O que a comunidade científica, em relação aos artigos apresentados na plataforma Web Of Science está publicando sobre educação em empreendedorismo no período de 1996 a 2018? Desta forma, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise bibliométrica das publicações em relação ao tema educação em empreendedorismo.
O comprometimento das IES com a EE dar-se-á na medida em que o empreendedorismo for adotado como uma disciplina acadêmica ou área de estudo e investimentos no desenvolvimento de climas de aprendizagem empreendedora (Matlay, 2008; Morris, Kuratko, & Cornwall, 2013). O ambiente universitário pode limitar ou estimular os comportamentos empreendedores (Welter & Smallbone, 2011). Holienka, Gál e Kovačičová (2017) indicam que o efeito das IES sobre o capital humano individual é relevante para o empreendedorismo e desempenha um papel significativo.
Termos pesquisados “entrepreneuship/entrepreneurial education” na Web Of Science, resultaram em 169 artigos. Considerando-se os primeiros autores, verificaram-se 158 autores diferentes, destes 149 publicaram 1 artigo, 7 com 2 publicações e 2 autores com 3 publicações. Os autores que merecem destaque e possuem 3 artigos sobre a temática são: Kucel e Sanchez. Os resumos dos artigos identificaram 22913 termos, relacionados a EE, 7 são destacados: a intenção empreendedora; aprendizado, desenvolvimento e fatores que compõe o comportamento empreendedor; inovação, conhecimento e influências sobre EE.
A pesquisa na Web Of Science resultou em 169 artigos, submetidos a softwares de análises bibliométricos como o Scimat versão 1.1.04 e Iramuteq versão 0.7 alpha 2. O autor que mais contriu para o estudo da EE foi Sanchez que buscou compreender o impacto da formação universitária como catalizadora ao desenvolvimento de competências relacionadas ao empreendedorismo. Evidenciou-se que ainda não há periódicos que se concentram no estudo da EE, as publicações que existem estão pulverizados em dezenas de periódicos. Os resultados demonstraram que o estudo relacionado a EE está em franco crescimento.
Kuratko, D. F. (2005). The Emergence of Entrepreneurship Education: Development, Trends, and Challenges. Entrepreneurship Theory and Practice, 29(5), 577–598. Liñán, F. & Fayolle, A. (2015).A systematic literature review on entrepreneurial intentions: citation, thematic analyses, and research agenda. Int Entrep Manag J New York: Springer Science+Business Media. Sánchez, J. C. (2013). The impact of an entrepreneurship education program on entrepreneurial competencies and intention. Journal of Small Business Management, 51(3), 447–465.