Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DO TREINAMENTO PARA RESULTADOS DE PROJETOS DE INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA APONTANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA
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Palavras Chave

Inovação em processos
Treinamento
Análise bibliométrica

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Sergio Ricardo de Castro Gonçalves
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA
2 - Gisela Demo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Gardênia da Silva Abbad
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Instituto de Psicologia

Reumo

Ao se considerar a participação intrínseca do componente humano no processo de inovação organizacional, tendo em vista a necessidade de mobilização de competências individuais e o fato de que sua cognição e processos de aprendizagem estão relacionados com os resultados dos mais diversos tipos de inovação (Antonioli & Della Torre, 2015; Bauernschuster, Falck, & Heblich, 2009; Børing, 2017; Dostie, 2018; Gallouj & Weinstein, 1997; Sung & Choi, 2014), pode-se supor que há uma forte relação entre os resultados de treinamentos e aqueles relativos à inovação em processos de trabalho.
Este artigo tem como problema de pesquisa identificar e compreender o comportamento do campo de pesquisa e o estado-da-arte sobre a relação treinamento e inovação, identificando possíveis lacunas de pesquisa, e objetiva apresentar um panorama dos estudos relacionados à relação entre a efetividade de treinamento e sua contribuição para os resultados de projetos de inovação em processos, seus efeitos e variáveis preditoras, a partir de uma revisão da literatura científica publicada entre os anos de 2013 a 2018, cuja análise permitiu a identificação de lacunas teóricas e empíricas.
Sabe-se que o treinamento e o desenvolvimento de competências são práticas de gestão de recursos humanos, dentre outras, que podem contribuir para os resultados de atividades de inovação pelo seu potencial de influenciar a habilidade de uma firma em extrair vantagens das habilidades e do potencial criativo de sua força de trabalho (OECD, 2018). Investimentos em treinamento são necessários devido ao papel estratégico do conhecimento e capital humano em construir e sustentar vantagens competitivas, tais como a inovação em seus mais diversos tipos e aplicações (Antonioli & Della Torre, 2015).
Estudo de abordagem qualitativa, a partir de revisão sistemática da literatura pertinente ao tema, usando a técnica de análise bibliométrica para categorização metodológica dos resultados e obtenção de lacunas teóricas e empíricas. Realizou-se uma revisão da produção no campo conforme as etapas da metodologia ProKnow-C (Pagani, Kovaleski, & Resende, 2015), com busca 360 graus no portal de periódicos da CAPES, justificado pela sua ampla abrangência e o caráter exploratório desse estudo. O recorte temporal compreendeu os últimos 6 anos (2013-2018) para refletir o estado-da-arte.
Entre 2013 e 2018, 17 periódicos publicaram 23 artigos sobre o tema. a revista Structural Change anda Economic Dynamics publicou 3 artigos, representando 13,6 %. Os periódicos Journal of Business Research, RAI (Revista de Administração e Inovação) e International Journal of Training and Development publicaram, cada um, dois artigos, representando 27,3 % da produção. Não foram encontradas meta-análises ou revisões da literatura específicas sobre o tema. Tal fato enfatiza a necessidade de se avançar nesse campo do conhecimento, com o avanço dos modelos teóricos e geração de evidências empíricas.
A partir dos dados encontrados, conclui-se que, em que pese os esforços empreendidos sobre o tema contribuição de programas de treinamento sobre a inovação em processos de trabalho em organizações de serviço, ainda permanecem relevantes lacunas teórico-metodológicas na literatura especializada, especialmente na literatura nacional, ainda pouco desenvolvida sobre os resultados gerados por tais programas sobre a inovação nas organizações de serviço. Portanto, é um campo de pesquisa que ainda requer desenvolvimento teórico e novas evidências empíricas.
Børing, P. (2017). The relationship between training and innovation activities in enterprises: The relationship between training and innovation activities. International Journal of Training and Development, 21(2), 113–129. https://doi.org/10.1111/ijtd.12096 Dostie, B. (2018). The Impact of Training on Innovation. ILR Review, 71(1), 64–87. https://doi.org/10.1177/0019793917701116 Gallouj, F., & Weinstein, O. (1997). Innovation in services. Research Policy, (26), 537–556.