Resumo

Título do Artigo

PARADOXOS DA INCLUSÃO NO TRABALHO: um estudo com pessoas com deficiência no setor público
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Palavras Chave

Inclusão
Pessoas com deficiência
Universidade pública

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Davi Sampaio Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
2 - Tereza Cristina Batista de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

Mesmo com ações governamentais, é ainda atribuído à pessoa com deficiência o status de improdutiva, ineficiente ou, ainda, incapaz — adjetivações de uma sociedade em que o capital se sobrepõe às condições humanas (HOFFMANN; TRAVERSO; ZANINI, 2014). A empregabilidade de pessoas com deficiência se apresenta como um fenômeno complexo e heterogêneo, envolvendo variáveis conflitantes pois, ao se admitir a inclusão social, faz-se necessário reconhecer a exclusão como parte integrante das contradições do sistema capitalista.
A partir da problemática apresentada e dos conceitos preliminares abordados, cabe questionar: como a inclusão no ambiente de trabalho do serviço público é percebida pelas pessoas com deficiência? Dessa forma, essa pesquisa busca conhecer as percepções das pessoas com deficiência que trabalham no setor público sobre seus processos de inclusão em seus ambientes de trabalho.
O processo e a prática da inclusão envolvem tensões que podem ser vistas por meio das lentes do paradoxo, que Ferdman (2017) dividiu em três núcleos: expressão de si e identidade, que envolvem as tensões entre a singularidade e o pertencimento; fronteiras e normas, que podem ser estáveis ou instáveis; e a segurança e conforto, que podem proporcionar sensações de conforto ou desconfortos que gerem mudanças em si, nas relações e no ambiente de trabalho. Toda organização que procura adotar práticas inclusivas irá se deparar com tensões envolvendo cada um desses núcleos da inclusão.
Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa, exploratória e descritiva, sendo realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados junto a doze pessoas com deficiência que trabalham como servidores de uma universidade pública federal. A análise e tratamento dos dados foi realizada através da análise de conteúdo e com auxílio do software Atlas.ti.
Dentre os resultados, constatou-se que o fenômeno da inclusão é complexo e multifacetado, estando associado a tensionamentos, falhas e barreiras, tais como a presença de preconceito e discriminação nos ambientes de trabalho da Universidade. Percebeu-se também que o sentir-se semelhante aos demais de alguma forma parece ser mais valorizado do que o sentir-se distinto, e que a burocracia surge como uma grande barreira para a expansão de suas fronteiras, afetando os seus sentimentos de inclusão
A partir da análise dos resultados, apesar de se observar a repetição de problemas e dificuldades enfrentadas pelas PcDs, constatou-se aspectos positivos relacionados aos seus processos de inclusão: o desejo de mudança; novas práticas profissionais de gestão pública adotadas; e um elevado grau de consciência e de conhecimento de suas questões entre todos os entrevistados.
FERDMAN, B. M. Paradoxes of Inclusion: Understanding and Managing the Tensions of Diversity and Multiculturalism. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 53, n. 2, p. 235-263, 2017. HOFFMANN, C.; TRAVERSO, L. C.; ZANINI, R. R. Contexto de trabalho das pessoas com deficiência no serviço público federal: contribuições do inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento. Gestão & Produção, São Carlos, v. 21, n. 4, p. 707-718, out./dez. 2014.