Resumo

Título do Artigo

A FUNÇÃO DO SCRUM NA GESTÃO DE PROJETOS DE SOFTWARE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Scrum
Framework
Gestão de projetos

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Edson Coutinho da Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus SBC e SP
2 - Luiz Ricardo de Lima
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Bernardo do Campo

Reumo

O conceito do scrum surgiu através de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka em 1986, com o objetivo de suprir as necessidades que os profissionais da área encontram ao utilizar o tradicional método preditivo, conhecido como cascata ou waterfall que na maioria das vezes, aquilo que é solicitado pelo cliente, ao termino do projeto, não era o produto esperado pelo cliente. O trabalho é composto com a revisão bibliográfica, uso do scrum, desafios enfrentados, perfil esperado do time, metodologia, resultados das entrevistas com os profissionais da área e por fim, a conclusão sobre os resultados obtido
Houve a necessidade de ir a campo, para validar a problemática em torno da maneira que os colaboradores de uma empresa de consultoria em TI, localizada na cidade de São Paulo, desenvolvem soluções em software para os seus clientes, a partir do framework scrum? Com o objetivo de identificar a forma com que eles conseguem utilizar este framework na gestão do projeto e desenvolvimento do produto, através de pesquisas qualitativas que foram aplicadas aos profissionais desta empresa.
O conceito do scrum surgiu através de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka em 1986, no qual publicaram um artigo chamado The New Product Development Game na revista Harvard Business Review, e segundo Silva e Lovato (2016) o scrum aparece em um segundo momento com os autores DeGrace e Stahl, no qual em 1990 os autores criticavam em seu livro Wicked Problems, Righteous Solutions: A Catalog of Modern Engineering Paradigms, o modelo waterfaal, mais conhecido como cascata ou cachoeira, no desenvolvimento de software e enxergavam o modelo apresentado por Hirotaka e Ikujiro como possível solução para
Este estudo é classificado como descritivo, pois, procura apresentar uma ampla descrição da forma empregada e de pontos de vistas diferentes no uso empregado do framework scrum. Este estudo é delineado como estudo de caso, pois, foram realizadas algumas pesquisas de campo, tendo acesso nos projetos de uma empresa de consultoria de TI, localizada na cidade de São Paulo, com a leitura de alguns documentos, apresentações e entrevistas focus-group com 7 profissionais da área com análise qualitativa dos dados. (Minayo, 2001; Gil, 2009).
Para efeito de análise, foi elaborado um roteiro de entrevista com base em 6 tipos de abordagem centrais: 1 - Estrutura scrum, 2 - Cultura organizacional, 3 - Stakeholders, 4 - Inovação, 5 - Prazo de entrega e 6 - ROI. As abordagens, foram essenciais para melhor compreensão dos resultados obtidos, através da percepção deste pesquisador no campo de pesquisa por meio das entrevistas e também com as transcrições dos áudios dos entrevistados.
Após o levantamento bibliográfico e das análises nas questões apresentadas, o framework scrum, é realmente simples, ágil e corresponde com as mudanças e exigências do mercado atual; é normalmente sugerido no desenvolvimento de software em cenários não preditivos, contribuindo com uma estrutura que promove a inovação em cada ciclo de desenvolvimento e na superação das expectativas por parte dos clientes, embora, requer a constante presença do cliente nas decisões e suporte ao time de desenvolvimento no decorrer do projeto, proporcionando uma resposta rápida as necessidades dos clientes.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 175 p. Sabbagh, R. (2013) Scrum: Gestão Ágil Para Projetos De Sucesso. 1° edição. São Paulo: Casa do Código, 2013. Schwaber, K. & Sutherland, J., (2017). Guia Do Scrum Disponível: http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2017/2017-Scrum-GuidePortuguese-Brazilian.pdf Silva, E. C., & Lovato L. A. (2016). Framework Scrum: Eficiência Em Projetos De Software. Revista de Gestão e Projetos, 7(2), 1-15. Takeuchi, Hirotaka & Nonaka, (1986). The New New Product Development Game. Harvard Business Review 64, no. 1