Resumo

Título do Artigo

Inserção Estratégica de Unidades de Gestão de Pessoas em Arenas Decisórias de Organizações Públicas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Gestão Estratégica de Pessoas
Inserção Estratégica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - JULIA CASSIA DOS SANTOS SILVERIO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Campus Darcy RIbeiro
2 - Diogo Ribeiro da Fonseca
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A literatura de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) demonstra por meio de pesquisas correlacionais que determinadas práticas de gestão de pessoas, de fato, impactam os resultados operacionais, financeiros e de pessoal da organização, principalmente se alinhadas à estratégia organizacional. Assume-se como pressuposto que para implementação de modelos estratégicos de GP, os setores de GP assumem uma posição central nas decisões organizacionais ao desempenhar um papel consultivo no âmbito organizacional.
A superação de dificuldades contextuais tendo por objetivo maior inserção estratégica das unidades de GP depende, primordialmente, de aspectos políticos que exigem uma atuação ativa em busca de um melhor desempenho da área. A presença da unidade de GP na implementação das estratégias organizacionais e nas arenas decisórias reflete a liberdade do setor para discutir, formular, monitorar e revisar propostas para a área . Este artigo teve por objetivo revisar a literatura sobre o processo de inserção estratégica do setor de GP na literatura nacional e internacional.
Sob uma perspectiva de negociação, de integração política e de construção da reputação e legitimidade do setor com junto a atores chave da organização, a inserção estratégica dos setores de GP nas arenas decisórias impacta no envolvimento da atividade de GP no o processo de tomada de decisões estratégicas. Ao alcançar uma posição mais central na organização, a Gestão de Pessoas pode obter mais recursos, patrocínio dos dirigentes e demais atores da organização como um todo.
Diante da ausência de estudos sistemáticos sobre o tema e a fim de mapear os diferentes conceitos e teorias sobre o processo de inserção estratégica do setor de GP, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sem recorte temporal, que a partir da análise de 1.245 artigos, resultou em 29 artigos nacionais e internacionais condizentes com o objetivo da pesquisa.
Como resultado final da análise, foram identificadas quatro categorias temáticas homogêneas adequadas para a descrição do objeto em estudo: 1) os papéis dos profissionais de GP; 2) o envolvimento da GP no processo de tomada de decisão; 3) a representação das áreas de GP na alta liderança; e 4) as ações formais e informais das áreas de GP para obtenção de inserção estratégica.
Beer, M., Boselie, P., & Brewster, C. (2015). Back to the Future: Implications for the Field of HRM of the Multistakeholder Perspective Proposed 30 Years Ago. Human Resource Management. Brewster, C.; Larsen, H. H.; Mayrhofer, W. (2000). Human resource Management: A strategic approach? In: Brewster, C.; Larsen, H. H. Human resource management in Northern Europe: Trends, dilemmas and strategy. Oxford: Blackwell Publishers, p. 39-65. Buyens, D. & De Vos, A. (2001). Perceptions of the Value of the HR Function. Human Resource Management Journal. 11. 70 - 89.