Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DE GESTORES DE ESCOLARES PÚBLICAS MUNICIPAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Competências gerenciais
Gestores escolares
Escolas municipais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Micael Junior Ferreira de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus III
2 - Francivaldo dos Santos Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCHSA

Reumo

O êxito de um gestor está associado exercício competente de suas funções, e se não o for deve buscar desenvolver essas capacidades, não se deve apenas se restringir a competências relacionadas ao cargo que está ocupando no momento, mas aos objetivos maiores que exigirão capacidades que vão sendo agregadas ao longo da trajetória profissional. Nesse contexto a figura do gestor assume centralidade, pois dele depende o planejamento com efetividade de ações em áreas importantes como por exemplo educação, saúde, segurança pública, saneamento básico.
Geralmente é necessário desenvolver competências gerenciais específicas para ser gestor escolar. Galvão e Cavalcanti (2009) realização um estudo nessa direção e como contribuição dividiram as competências do gestor escolar nas dimensões técnica, social e comportamental. Neste sentido tem-se a seguinte questão de pesquisa: quais competências gerenciais dos gestores escolares municipais? Para buscar responder a questão de pesquisa foi definido como objetivo identificar e analisar as competências gerenciais dos gestores das escolares de um município paraibano.
Nesta seção foram abordados dois temas principais – competências gerenciais e competências gerenciais de diretores de escolas públicas. Segundo Ruas (2005, p. 19) competência gerencial faz parte da competência individual, é algo mais intrínseco a pessoa. Galvão e Cavalcanti (2009) realização um estudo nessa direção e como contribuição dividiram as competências do gestor escolar nas dimensões técnica, social e comportamental.
A pesquisa aqui proposta foi de cunho qualitativa. Este estudo enquadra-se como uma pesquisa básica típica das ciências sociais. A pesquisa está configurada como um estudo de caso. Como método de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada para entrevistar sete gestores de escolas públicas municipais.
No grupo técnico, a competência da administração de recursos financeiros e materiais se mostrou dividida, pois os gestores têm um papel ativo na gestão dos materiais, mas na questão financeira a responsabilidade é de um conselho, o qual os gestores fazem parte. As competências sociais, pode-se observar que sim os gestores têm as competências, as competências de fazer com que os pais, família e comunidade participem, e buscam sempre a todo momento fazer o possível para que a participação e integração. A competência que também se mostrou presente é a de disciplinar a equipe.
Conclui-se, portanto que o trabalho teve seus objetivos atendidos. Compreende-se que as competências dos gestores das escolas municipais de Sertãozinho-PB existem, e tem suas peculiaridades, na forma de como essas competências são colocadas em ação, em como os gestores fazem para que suas competências os ajudem a melhorar o ensino e aprendizagem na escola.
GALVÃO, V. B. A. SILVA, A.B. SILVA, W. R. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p.131-147, 2012. GALVÃO, V. B. A. CAVALCANTI, E. A. Competências em ação de gestores escolares: um estudo na SEEC da Paraíba. in: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 2009, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009. LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba, Editora Positivo, 2009.