Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE MANUFATURA ENXUTA EM UM PROCESSO DE FRESAGEM CNC
Abrir Arquivo

Palavras Chave

manufatura enxuta
melhoria de processo
setup interno e externo

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Jefferson de Souza Pinto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Engenharia Mecânica
2 - RAFAEL APARECIDO CARLEVATTO MASSONI
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP) - Bragança Paulista

Reumo

O Sistema Toyota de Produção levou a um movimento de "produção enxuta", focado em retirar o desperdício dos fluxos de valor. A maioria das aplicações tem sido para alto volume e produtos relativamente padronizados. Sob este sistema, o trabalho torna-se altamente padronizado, especificando ao segundo o que o operador deve fazer. Os buffers são dimensionados e controlados com precisão por meio de vários tipos de sinais de solicitação. Quando possível, o uso de células de fluxo de peça única resulta em uma linha de produção completamente balanceada.
As empresas precisam constante melhorar seu desempenho, para tal inúmeras demandas do mercado cada vez mais competitivo necessitam ser atendidas. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é a aplicação dos conceitos de manufatura enxuta para melhoria de um processo de fresagem por Comando Numérico Computadorizado (CNC) em uma empresa de autopeças.
As empresas necessitam ampliar sua competitividade no mercado, para tal eliminam os desperdícios, o que consegue garantir a sua sustentabilidade no cenário atual. Independente do sistema de produção e seus processos, a busca pela melhoria contínua dos processos produtivos, bem como a eliminação dos desperdícios, devem estar inseridas em sua gestão e filosofia de trabalho. De acordo com Slack, Chambers e Johnston (2009), a mentalidade enxuta no gerenciamento de operações é fundamentada em fazer bem as coisas simples, e fazê-las cada vez melhor e, além de tudo, em eliminar todos os desperdícios.
Este trabalho utiliza um método amplo indutivo com natureza aplicada e em relação aos seus objetivos, possui caráter exploratório e descritivo. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados conceitos e ferramentas, dentre as quais pode-se citar: just in time, troca rápida de ferramentas, entre outros. Assim, é realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, o que corroborando com Prodonov e Freitas (2013) e Marconi e Lakatos (2017).
Com a aplicação dos conceitos de manufatura enxuta no processo analisado, na empresa objeto de estudo, foi possível verificar uma maior autonomia da máquina e maior produtividade. essas melhorias também geraram um incremento na eficiência do processo em mais de 50% e uma diminuição do custo por peça fabricada, em decorrência da transformação de setup interno em externo.
Por fim, conclui-se que a aplicação dos conceitos estudados se apresenta eficiente na eliminação de desperdícios e otimização do processo produtivo de fresagem por Comando Numérico Computadorizado (CNC).
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1997. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção: do ponto de vista da engenharia de produção. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1996. SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.