Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA EM CLUSTERS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cluster
Governança
RSL

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Paola Rosano Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santanado Livramento
2 - Paulo Vanderlei Cassanego junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
3 - Márcia Vanessah Pacheco Abbondanza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

A teoria a respeito dos benefícios da aglomeração para organizações é bastante ampla e apresenta evolução em diferentes disciplinas. Algumas destas vantagens já foram bastante discutidas, sendo um exemplo a criação de redes densas de organizações geograficamente próximas que facilitam processos de aprendizagem e inovação. Entretanto, um tema que ainda suscita discussões na academia diz respeito à questão da governança em clusters.
Entende-se que para conhecer a temática faz-se necessária a execução de uma Revisão Sistemática Literária (RSL) sobre este tema. Desta forma o objetivo do estudo consiste em analisar qual o estado da arte das pesquisas sobre Governança em Clusters.
A teoria utilizada de forma sucinta serviu como base para compreender a relação da governança em clusters, em que a governança analisa a dicotomia entre poder e confiança, hierarquia e reciprocidade, conforme Ybarra e Sanchez (2014). As estruturas de governança de cluster aparecem no trabalho de Bocquet e Mothe (2010), enquanto as disfuncionalidades que podem ocorrer nos relacionamentos intra-cluster são apontadas por estudos como o de Belso-Martínez (2015).
Em relação a esta pesquisa verificou-se que a elite do corpus textual contou com nove autores, em que cada um possui dois artigos. Sobre a distribuição da reputação dos periódicos, têm-se que a primeira zona contempla cinco periódicos que seriam os mais produtivos. Foi possível verificar que os 29 periódicos estavam distribuídos em 4 países: Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Canadá. No que diz respeito à expressão Cluster Governance, verificou-se que está ligada a expressão Industrial Cluster. Encontrou-se também a formulação de 6 clusters, sendo dois clusters proeminentes.
Foram mapeados e analisados os estudos na área de “Business, Management and Accounting” das bases de dados Scopus e Web of Science. As análises dispostas nesse trabalho foram realizadas através das três leis da bibliometria sendo essas: Lei de Lotka, Lei de Bradford, e a Lei de Zipf. A análise de caráter descritiva do corpus textual da pesquisa revelou o total de 38 artigos, sendo estes dispostos ao longo da análise do artigo. Para o auxílio dessa RSL foram utilizados os softwares Iramuteq e VOSviewer, como foram dispostos os mapeamentos e as análises do estudo.
BELSO-MARTÍNEZ, J. Resources, Governance, andKnowledgeTransfer in Spanish Footwear Clusters: Can Local Firms beLocked Out by Their Crucial Partner? International Regional Science Review, v. 38, n. 2, p. 202-231, 2015. BOCQUET, R,; MOTHE, C. Can a governance structure foster cluster ambidexterity through knowledge management? Anempirical study of two French SME clusters.Knowledge Management Research&Practice, v. 13, n. 3, p. 329-343, 2015. YBARRA, J.; SANCHEZ, R. Politique industrielle et gouvernance: l'expériencedes clusters innovants en Espagne.Innovations, n. 2, p.105-126, 2014.