Resumo

Título do Artigo

“PRÓXIMA PARADA, NOVA OLINDA/CE”: JUSTIÇA DISTRIBUTIVA NO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
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Palavras Chave

Sistemas de Marketing
Justiça Distributiva
Turismo de Base Comunitária

Área

Marketing

Tema

Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Italo Anderson Taumaturgo dos Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus Cidade Universitária
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA

Reumo

Justiça distributiva diz respeito aos princípios normativos destinados a orientar a alocação de benefícios e custos da atividade econômica (Sud & Vansandt, 2012). O sistema turístico torna-se um campo fértil de debate para a temática da justiça. A justiça distributiva tomada como um valor prioritário do sistema é uma realidade em modelos recentes de turismo, como o Turismo de Base Comunitária, um modelo de mercado no qual o desenvolvimento econômico proporcionado pelo sistema anda em compasso com o desenvolvimento da comunidade e com a percepção de justiça de seus stakeholders (MTUR, 2010).
Fundamentado nos conceitos e teorias mencionados, este estudo foi realizado para responder a seguinte problemática: Como a estruturação do turismo de base comunitária contribuiu, ao longo dos anos, para o desenvolvimento de um sistema de turismo comunitário mais justo para os residentes?
O entendimento central da justiça distributiva é que a alocação dos recursos pelo sistema permite o atendimento dos interesses dos mais diversos grupos que são afetados ou afetam o sistema (Crul & Zinkhan, 2008). O sistema turístico torna-se um campo de debate para o tema da justiça. O turismo é concebido como uma coleção de elementos inter-relacionados. A justiça como um valor prioritário do sistema é uma realidade em modelos de turismo, a exemplificar o Turismo de Base Comunitária no qual o desenvolvimento proporcionado pelo sistema anda em compasso com o desenvolvimento social (MTUR, 2010).
Em relação aos procedimentos metodológicos, foi utilizada uma abordagem qualitativa, tendo como técnicas a entrevista semiestruturada e a observação participante.
Os depoimentos mostraram que houve mudanças na qualidade de vida dos habitantes de Nova Olinda ao longo dos anos. Princípios como o sentimento de comunidade, a cooperação e a preocupação com o impacto causado no ambiente são recorrentes nos discursos daqueles que estão envolvidos com a oferta turística. Um senso de justiça foi apresentado nos processos gerenciados por aqueles envolvidos no turismo, quando consideram as consequências de suas decisões na comunidade, quando se organizam para assegurar que todos participem dos processos e quando buscam compartilhar os benefícios adquiridos.
O presente estudo representa mais uma contribuição ao escopo teórico de discussão da justiça no campo de marketing e turismo, mostrando também que este é um rico espaço de reflexão sobre as trocas existentes no mercado turístico e sobre como tais trocas podem ser transformadas para torná-las mais justas ao stakeholders impactados por este sistemaContribuição / Impacto
MTUR, M. do T. (2010). Dinâmica e diversidade do turismo de base comunitária. Jamal, T., & Camargo, B. A. (2013). Sustainable tourism, justice and an ethic of care: Toward the just destination. Journal of Sustainable Tourism, 22(1), 11–30. https://doi.org/10.1080/09669582.2013.786084 Laczniak, G. R., & Santos, N. J. C. (2010). The integrative justice model for marketing to the poor: An extension of SD logic to distributive justice and macromarketing. Journal of Macromarketing. https://doi.org/10.1177/0276146710380224