Resumo

Título do Artigo

CENARIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE NA BAHIA CONTEMPORÂNEA: uma análise dos fatores determinantes a partir de uma metodologia de Painel de Dados
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Violência
Criminalidade
Painel-de-dados

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Jadson Santana
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA

Reumo

Na atualidade, a Violência e Criminalidade constituem-se em graves problemas para a sociedade brasileira. No entanto, há uma percepção empírica de que esses fenômenos e sua tolerância variam consideravelmente entre as sociedades, comunidades e entre os indivíduos.
Quais os fatores que estão mais associados com a manifestação da Violência e Criminalidade na Bahia? o objetivo deste trabalho é identificar quais os vetores socioeconômicos e estruturais estão mais associados com a manifestação da violência e criminalidade na Bahia.
No âmbito das ciências sociais os estudos das causas da criminalidade seguem duas direções principais: a primeira considera a estrutura microssociológica (características individuais); e a outra macrossociológica (variáveis processuais, estruturais e institucionais). No entanto, na perspectiva social as teorias com mais alto poder de explicação dos fenômenos são a Teoria Econômica do Crime e a Teoria da Desorganização Social, pois cada uma tem um foco diferente de análise e caráter complementar na investigação das causas da violência e criminalidade (KELLY, 2000).
Foram construídos cinco cenários considerando diferentes proxys da violência e criminalidade e utilizou-se uma metodologia de Dados em Painel com informações para os 417 municípios do estado da Bahia entre os anos de 2015 e 2017.
Os principais resultados apontam que a estrutura social e econômica são importantes componentes para a manifestação desses problemas sociais. Destaca-se também a alteração de padrão entre crimes contra a vida e crimes de natureza patrimonial. E as estruturas macrossociais mais desenvolvidas tem uma relevância significativa para a manifestação de crimes diversos.
Políticas de prevenção e combate à criminalidade devem considerar ações integradas entre os órgãos de justiça criminal e a família e a comunidade, subentendendo que estes são importantes propagadores de normas de conduta de coerção social.
ARAÚJO JR., Ari Francisco. Raízes Econômicas da criminalidade violenta no Brasil: um estudo usando microdados e pseudopainel – 1981/1986 Revista de Economia e Administração. v. 1, n. 3. p. 1-34. 2002. BEATO, F; Claudio C. Determinantes da criminalidade em Minas Gerais. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 13, n. 37, p.74-87, 1998. BUONANNO, Paolo; LEONIDA, Leone. Criminal activity and education: evidence from Italian Regions. 2005. CERQUEIRA, Daniel et al. Indicadores multidimensionais de educação e homicídios nos territórios focalizados pelo Pacto Nacional pela Redução de Homicídios. 20