Resumo

Título do Artigo

Efeito do Comportamento Intraempreendedor no Gerenciamento do Projeto: Um Estudo com Gerentes de Projetos em uma Indústria Automotiva
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Intraempreendedorismo
Gerenciamento do projeto
Gerente de Projeto

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Eduardo De Carvalho Sakalauskas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - flavio santino bizarrias
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vila Maria

Reumo

Vive-se em uma época que os projetos são cada vez mais comuns nas organizações (Shenhar, Dvir, Levy, & Maltz, 2001). O Banco Mundial estimou em 2012 que aproximadamente 25% da atividade econômica mundial teve projetos como origem (Bredillet, Tywoniak, & Dwivedula, 2015), e mesmo com o crescimento dos estudos em torno do gerenciamento de projetos (Gillard, 2009), apenas 17% das organizações relatam possuir alto nível de maturidade em gerenciamento de projetos (Musawir, Serra, Zwikael, & Ali, 2017).
O comportamento intraempreendedor dos gerentes de projeto contribui com melhores resultados em projetos? Esta pesquisa visa analisar o efeito do comportamento intraempreendedor do gerente de projetos no desempenho do gerenciamento do projeto.
Projetos são processos que visam a criação de valor econômico a uma organização (Shenhar & Holzmann, 2017), alcançar seus objetivos pode ser considerado como sucesso em projetos dependendo do contexto (de Wit, 1988), beneficiando a organização (Morioka & Carvalho, 2014). No entanto, cabe ao GP concluir o projeto com sucesso (Loufrani-Fedida & Missonier, 2015; Raziq, Borini, Malik, Ahmad, & Shabaz, 2018). Para alcançar o sucesso do projeto, o GP necessita de habilidades interpessoais e competências específicas (Hanna, Ibrahim, Lotfallah, Iskandar, & Russell, 2016; Kerzner, 2011; Shenhar, Dvir,
Para esta pesquisa foi utilizado uma abordagem de natureza descritiva, com delianeamento quantitativo e survey como método para levantamento de dados. Um survey pode ser caracterizado pela interrogação direta à população ou amostra pesquisada, proporcionando a possibilidade de gerar conhecimento direto da realidade (Creswell, 2010). O método de pesquisa survey, adotado para este estudo, é do tipo interseccional, com o objetivo de coletar dados em um determinado momento da amostra (Babbie, 2003).
Resumindo, percebe-se que, na amostra pesquisada, quanto maior o comportamento intraempreendedor, melhor o desempenho no gerenciamento dos projetos. Como se pôde observar, o comportamento intraempreendedor explica cerca de 16% da variação do sucesso do projeto. Dessa forma, as hipóteses testadas foram respondidas indicando que de fato quanto maior o comportamento intraempreendedor, maior o comportamento relacionado à renovação estratégica e comportamento relacionado ao negócio, maiores as chances de resultados positivos no gerenciamento dos projetos.
Esta pesquisa buscou investigar a existência de uma relação entre o comportamento intraempreendedor do gerente de projetos e o desempenho no gerenciamento dos projetos.A hipótese apresentada nesse trabalho foi confirmada e a questão de pesquisa inicialmente postada ‘O comportamento intraempreendedor do GP proporciona melhor desempenho no gerenciamento do projeto?’ pôde ser claramente respondida diante dos testes estatísticos. A conclusão é que há uma relação positiva entre o comportamento intraempreendedor do GP e o gerenciamento do projeto.
Gawke, J. C., Gorgievski, M. J., & Bakker, A. B. (2017). Employee intrapreneurship and work engagement: A latent change score approach. Journal of Vocational Behavior, 100, 88–100. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2017.03.002 Martens, C. D. P., Machado, F. J., Martens, M. L., Silva, F. Q. P. de O., & Freitas, H. M. R. de. (2018). Linking entrepreneurial orientation to project success. International Journal of Project Management, 36(2), 255–266. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2017.10.005 Shenhar, A. J., & Dvir, D. (2007). Reinventing Project Management. Harvard Business School Press, 75, 452–4