Resumo

Título do Artigo

Ditadura da Beleza: Corpo, Identidade Feminina e Cirurgias Plásticas
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Palavras Chave

Consumo
Identidade Feminina
Cirurgias Plásticas

Área

Marketing

Tema

Consumo e Materialismo

Autores

Nome
1 - PALOMA RAISSA DE ASSIS
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Sto Agostinho
2 - Caissa Veloso e Sousa
Centro Universitário UNIHORIZONTES - Santo Agostinho
3 - Georgiana Luna Batinga
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As culturas têm diferentes conceitos e percepções sobre o que é belo, atrativo, desejável e estético assim como a construção da imagem do corpo e dos padrões de beleza são incorporados culturalmente e não se limitam a materialidade corporal como as medidas, formatos e formas, curvas e contornos corporais, são influenciados também por movimentos artísticos, religiosos, políticos e outros. A busca por essa uniformidade ressignifica o corpo e a beleza, que ganham uma dimensão social e passa pelos sentimentos de aceitação e pertencimento social. Encontrar-se fora do padrão é estar a margem.
Na cultura contemporânea, a mídia (televisiva e online) torna-se uma das principais instâncias socializadoras que explora traços culturais e media a relação indivíduo-sociedade, indicando tendências, impondo e reciclando demandas dos diferentes segmentos de espectadores. Guiados por essa discussão, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a busca pelos padrões de beleza estabelecidos socialmente são determinantes na modificação de seus corpos por meio de cirurgias plásticas. Envolvendo os construtos beleza, estética, construção da identidade feminina e cirurgias plásticas.
Independentemente da objetividade ou de sua subjetividade, a discussão da beleza e do estético passa necessariamente por uma construção histórica e, portanto, não pode ser reduzida e confinada a um conceito apenas. O fenômeno estético é híbrido e paradoxal e impulsionou uma diversidade de esforços epistemológicos com o objetivo de caracterizar sua atuação, natureza, processo e valor. Deste modo, ele não possui uma essência própria, estando sempre relacionada a contextos e realidades que governam sua concepção (PRANCHÈRE, 1988).
O presente estudo tem uma abordagem qualitativa e se caracteriza por uma pesquisa descritiva que procurou ouvir os relatos de dez mulheres que já realizaram algum procedimento cirúrgico estético, por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, que serviu como um guia para a condução das entrevistas, mas, observou-se que este, era frequentemente extrapolado, portanto, optou-se por não adotar dimensões previamente estabelecidas, deixando que outras questões emergissem no campo. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo e inclui questões sociais e psicológicas.
Após a transcrição das entrevistas, foi realizada a leitura, organização e análise dos dados. Por meio de tal sistematização foi possível identificar a recorrência das seguintes categorias temáticas, permitindo compreender como essas mulheres são influenciadas pelos padrões de beleza que lhes são impostos e, ao mesmo tempo, como elas conseguem atribuir novos sentidos ao conceito de beleza. Os procedimentos cirúrgicos representam além da busca pelo estético, a construção de suas identidades e a sensação de bem-estar, autoestima, realização e felicidade.
Na busca da satisfação dos seus desejos, escolhas, preferências e padrões estéticos, a construção do conceito de beleza sofre influência de outras pessoas que se tornam referência nos grupos com os quais os consumidores interagem. Nesse estudo pode-se observar que todas as mulheres pesquisadas sofreram influências de outras mulheres antes de decidirem pela cirurgia estética. Os aspectos subjetivos da concepção do que é belo e do que é estético são reforçados nos depoimentos, quando atribuem vários sentidos a beleza, perpassando discursos de beleza interior versus beleza física.
ASKEGAARD, S.; GERTSEN, M. C.; LANGER, R. (2000). The body consumed: reflexivity and cosmetic surgery. Psychology & Marketing. Vol. 19(10), p. 793-812. BAUMAN, Z. (2005). Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005 CASTRO, A. L. (2007). Culto ao corpo e sociedade: mídia, estilos de vida e cultura de consumo. São Paulo: AnnaBlume/FAPESP. Crockett, R. J., Pruzinsky, T., & Persing, J. A. (2007). The influence of plastic surgery “reality TV” on cosmetic surgery patient expectations and decision making. Plastic and reconstructive surgery, 120(1), 316-324.