Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DAS CATEGORIAS DE GESTÃO SOCIAL: USO DO SOFTWARE IRAMUTEQ NO APOIO À PESQUISA QUALITATIVA
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Palavras Chave

Gestão Social
Categorias
Iramuteq

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Social e Organizações do Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - rodrigo oliveira ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Administração
2 - ADRIANA FUMI CHIM MIKI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Petruska de Araujo Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As pesquisas no campo da gestão social estão cada vez mais em evidencia, tanto relacionada às suas bases teóricas e metodológicas, quanto aos procedimentos empíricos. Coerente a isso, neste trabalho serão discutidos os principais avanços teóricos inerentes a esta área de conhecimento, visto que os estudos referentes ao conceito de gestão social são difusos considerando as diversas práticas e definições utilizadas.Nesse sentido, gestão social enquanto área de conhecimento ainda está em construção e se baseia em várias categorias teóricas, sendo objeto de análise de diversos autores.
A partir dessa multiplicidade de categorias, nota-se uma falta de consenso no conceito de gestão social. No Brasil, apesar dos estudos perpassarem mais de duas décadas, a gestão social ainda é uma área que busca consolidação como campo de conhecimento científico Diante do cenário descrito acima, este estudo tem o objetivo de analisar a estrutura conceitual da gestão social enquanto campo do conhecimento científico, no período de 1990-2019, a fim de verificar, com auxílio do software Iramuteq,a CHD, a análise lexical através do método nuvem de palavras e o grau de similitude de suas categorias.
As discussões acerca da Gestão Social no Brasil, tiveram início na década de 1990. A literatura brasileira nesta área mostra que ainda não há um consenso a respeito do conceito de gestão social. Se por um lado, a gestão social encontra-se em processo de construção. Por outro lado, este conceito vem se consolidando enquanto prática e conquistando mais espaço no campo acadêmico.Assim, faz-se necessário legitimar a importância dessa heterogeneidade no campo da gestão social, logo, desse comportamento conceitual compreende-se que o percurso teórico da gestão social decorre de varias perspectivas.
A referida pesquisa apresentará as categorias obtidas com base em artigos sobre gestão social publicados entre o período de 1990 a 2019. Esta base de dados será analisada com auxílio do software estatístico para pesquisas qualitativas através da Classificação Hierárquica de Descendentes – CHD, Nuvem de palavras das Categorias da Gestão Social, Árvore de Similitude das Categorias da Gestão Social.
O objetivo deste estudo foi analisar a estrutura conceitual da Gestão Social. Assim, verificou-se que desde a década de 90, quando surgiu o primeiro conceito de gestão social. Os resultados mostram que a área de gestão social sob uma perspectiva brasileira é definida por categorias teóricas que consubstanciam o conceito de gestão social. Tais categorias foram identificadas como: Modelos de Gestão Social, Métodos de Pesquisa em Gestão Social, Delimitação Conceitual da Gestão Social, Práxis da Gestão Social e Lócus da Gestão Social.
BOULLOSA, R. de F. Contribuições conceituais e metodológicas para a avaliação de processos e práticas de gestão social a partir das perspectivas da policyanalysis e da abordagem social da aprendizagem. Colóquio internacional sobre poder local, [s. l.], v. 11, 2009. CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análisede dados textuais. Temas em psicologia, [s. l.], v. 21, n. 2, p. 513–518, 2013. CANÇADO, Airton Cardoso et al. Gestão social, autogestão e gestão democrática pela Navalha de Occam: uma abordagem conceitual baseada na teoria dos conjuntos. NAU Social